7.10.10

Não à introdução de portagens nas Scuts - jornada de luta no dia 8 de Outubro


DIA 8 DE OUTUBRO, VAMOS DIZER NÃO ÀS PORTAGENS

No passado Sábado, dia 25 de Setembro, realizou-se na Senhora da Hora, Matosinhos, o 1º Encontro Nacional das Comissões de Utentes Contra as Portagens nas SCUT.

Foi uma reunião muito participada, onde foi analisada a situação actual, designadamente o anúncio, pelo Governo, da implementação de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata.

Os argumentos que o Governo apresenta não correspondem à Verdade, pois os critérios constantes do Programa do Governo não se mostram cumpridos, quer no que respeita aos indicadores socioeconómicos, quer quanto à existência de alternativas.

Também se concluiu que se este processo chegou aqui, com várias datas anunciadas a não se concretizarem e com o Governo a oferecer isenções pontuais, numa verdadeira confusão, mas com prazo limitado, até 30 de Junho de 2012, foi porque houve luta e luta muito intensa.

Agora, e mais uma vez, temos motivos acrescidos para voltar à luta, para reafirmarmos que temos razão, para gritarmos NÂO ÀS PORTAGENS!

Vamos fazer uma GRANDE JORNADA DE LUTA CONTRA AS PORTAGENS NO PRÓXIMO DIA 8 DE OUTUBRO!

http://www.naoasportagensnasscuts.com/

http://www.naoasportagensnasscuts.com/



O movimento ”Naturalmente… Não às Portagens na A28” assumiu a defesa desta causa por entender que havia um vazio em Viana do Castelo, relativamente a este assunto.
Por isso conscientemente assumiu a defesa deste território, dos cidadãos e das empresas relativamente à decisão do Governo, de aplicar portagens na scut A28,(IC1),via que foi construída há aproximadamente 16 anos , com apoios comunitários e integralmente paga.

Entendendo, por isso que seria importante alertar os cidadãos e empresas para as gravíssimas consequências desta posição do Governo, isto é , desta obsessão em portajar as Scut’s, e em especial na A28, isto porque a lei que prevê a aplicação das portagens, considera três critérios, que de facto na prática não são verificáveis nesta via, A28.