12.7.10

Atentado ao Património histórico edificado em Elvas: petição pública contra a demolição da igreja de S.Paulo

http://www.salvemosaigrejadespaulo.blogspot.com/

O mosteiro de S. Paulo, localizado no centro histórico de Elvas, propriedade do Ministério da Defesa, vai ser alvo, a curto prazo, de uma drástica e dramática amputação com a prevista demolição da Igreja.

Esta é o elemento arquitectónico, que constitui na prática, a âncora, de todo o conjunto edificado do mosteiro. Apesar de actualmente, apenas subsistirem todas as paredes periféricas da igreja, esta desempenha um papel relevante na caracterização e definição da morfologia urbana, na área da cidade onde se localiza.

Esta é a maior igreja da Congregação dos Monges de Jesus da Pobre Vida, também conhecidos como Paulistas da Serra de Ossa, única ordem masculina com origem e casa mãe em Portugal.

Não faz sentido a zona alta da cidade ter sido recuperada e reabilitada nestes últimos anos; castelo, antigos quartéis (oficinas de artesanato), Casa das Barcas (mercado municipal), Quartel do Trem (Escola Superior Agrária), e Nossa Senhora da Conceição; e agora poder ocorrer um acto de inqualificável desprezo pelo património edificado.

De acordo com o Plano Director Municipal, todo o conjunto intramuros da cidade de Elvas (centro histórico), está em vias de classificação.
Contudo, verifica-se no terreno, o inicio da preparação dos trabalhos de demolição (colocação de vedações, tapumes, andaimes, entre outros), sob o silêncio da Câmara Municipal de Elvas e do Ministério da Cultura.

Se nada for feito para sensibilizar os organismos competentes, Ministério da Defesa, dono da obra e do edifício, Ministério da Cultura e Câmara Municipal de Elvas, a imagem que vemos será o ultimo registo desta imponente igreja, de valor incontestavel numa cidade monumental candidata a Património Mundial.

Vamos salvar a Igreja de S. Paulo

Um grupo de cidadãos colocou "online", uma petição, dirigida ao Ministro da Defesa, para impedir a demolição da Igreja:

ASSINA A PETIÇÃO ONLINE: www.petitiononline.com/paulista/


Ex.mo Sr. Ministro da Defesa
A igreja de S. Paulo em Elvas, edifícada no sec. XVIII e localizada no Centro Histórico, propriedade do Ministério da Defesa, dentro de poucos dias será demolida.

Esta é a maior igreja da Congregação dos Monges de Jesus da Pobre Vida, também conhecidos como Paulistas da Serra de Ossa, única ordem masculina com origem e casa mãe em Portugal.

Não faz sentido a zona alta da cidade ter sido recuperada e reabilitada nestes últimos anos; castelo, antigos quartéis (oficinas de artesanato), Casa das Barcas (mercado municipal), Quartel do Trem (Escola Superior Agrária), e Nossa Senhora da Conceição; e agora ocorrer um acto de inqualificável desprezo pelo património edificado.

De acordo com o Plano Director Municipal a Igreja de S. Paulo é um imóvel em vias de classificação.

Nós os subscritores desta petição, vimos por este meio solicitar a V.Exa, responsável pelo Ministério da Defesa, a não demolição da Igreja de S. Paulo em Elvas.

Sincerely,

The Undersigned

http://www.petitiononline.com/paulista/