16.6.10

Mini-ciclo activista na Casa da Horta sobre a vida dos oceanos (projecção de dois filmes nos dias 17 e 19 de Junho)

MINI-CICLO ACTIVISTA – VIDA dos OCEANOS
17 de Junho, 5ºf, 21.30

19 de Junho, Sábado, 18.30



Casa da Horta, Associação Cultural
Rua de São Francisco, 12A

4050-548 Porto
Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.

Email: casadahorta@pegada.net
Tel: 222024123 / 965545519
http://casadahorta.pegada.net/entrada/

No final deste mês, em Junho, irá ter lugar, em Marrocos, a conferência anual da Comissão Baleeira Internacional. Entre os vários pontos de reunião existe uma proposta, especialmente polémica e preocupante, de levantamento de moratória internacional de proibição à caça à baleia, que se encontra em vigor, e que tem sido sistemática violada, sem as devidas sanções internacionais, sobretudo por três países: o Japão, a Noruega e a Islândia, com o primeiro destes três a destacar-se, bem pela negativa, como o país que mais baleias abateu. Só em Em 2008/2009, as embarcações japonesas mataram 1003 baleias, ou 52 por cento das 1929 baleias caçadas em todo o mundo. A moratória prevê situações de excepção como a captura para pesquisa científica, e esta tem vindo a ser usada como pretexto para uma evidente caça comercial. Mais informações sobre este assunto:

Comissão Internacional propõe caça comercial à baleia por dez anos



Austrália leva Japão e caça à baleia ao Tribunal Internacional de Justiça



Na Casa da Horta, tendo como tema a Vida nos Oceanos, nomeadamente a protecção das grandes espécies, iremos passar dois filmes:



17 de Junho, 5ºf, 21.30

SHARWATER
Sharkwater – The Story “Um filme revelador … visualmente estonteante … este filme vai mudar a maneira como você vê nossos oceanos”. – Bonnie Laufer, Tribute Magazine. Para o cineasta Rob Stewart, explorar os tubarões começou como uma aventura submarina. Acabou por se transformar numa jornada de vida, bela e perigosa em torno do equilíbrio da vida na Terra. Motivado pela paixão e um fascínio de longa duração com os tubarões, Stewart desvenda os estereótipos históricos dos meios de comunicação, representações dos tubarões como sanguinários, comedores de Homens revelando a realidade de tubarões como pilares da evolução dos mares. Filmado em vídeo de alta definição, Sharkwater leva-o às águas mais ricos do mundo em tubarões, expondo a exploração e corrupção em torno do populações munidias de tubarões nas reservas marinhas da Ilha Cocos, Costa Rica e as Ilhas Galápagos, no Equador. Num esforço para proteger os tubarões, a equipa de Stewart junta-se ao renegado conservacionista Paul Watson da Sea Shepherd Conservation Society. Sua aventura inacreditável e conjunto começa com uma batalha entre a Sea Shepherd e caçadores de tubarões na Guatemala, resultando em investidas contra barcos pirata, perseguições, espionagem, os sistemas de justiça corrupta e tentativa de assassinato, forçando-os a fugir para salvar suas vidas. Através de tudo isso, Stewart descobre que estas criaturas magníficas passaram de predador a presa e como, apesar de terem sobrevivido a extinções em massa da história da Terra, que podem ser facilmente eliminados totalmente dentro de poucos anos, devido à ganância humana. Um notável percurso de coragem e determinação, a mudança de uma missão para salvar os tubarões do mundo, por uma luta pela sua própria vida e a humanidade.



http://www.imdb.com/title/tt0856008/



19 de Junho, Sábado, 18.30
THE COVE
Numa lagoa sonolenta ao largo da costa do Japão, existe um segredo chocante que alguns homens desesperados farão de tudo para manter escondido do mundo. Em Taiji, no Japão, o ex-treinador de golfinhos Ric O’Barry, está determinado a acertar as coisas depois de uma longa busca de redenção. Em 1960, foi O’Barry que capturou e treinou os cinco golfinhos que interpretaram o personagem título da série sensação internacional “Flipper”. Num dia fatídico, um O’Barry destroçado veio a perceber que estas criaturas profundamente sensíveis e extremamente inteligentes nunca devem ser submetidas ao cativeiro. Esta missão levou-o Taiji, uma cidade que parece dedicada às maravilhas e mistérios dos elegantes golfinhos e baleias que nadam ao largo das suas costas. Mas numa enseada remota cercada por arame farpado e sinais “Keep Out”, encontra-se uma realidade sombria. É aqui, a coberto da noite, que os pescadores de Taiji, impulsionados por uma indústria de biliões de dólares de entretenimento com golfinhos e um mercado para a sua carne contaminada com mercúrio, exercem uma caça invisível. A natureza do que eles fazem é tão horrífica e as consequências são tão perigosas para a saúde humana que farão tudo para deter qualquer um de ver.






Após cada projecção irá decorrer um debate em que um dos principais temas será “como podermos proteger a vida marinha” e o que podemos fazer para impedir a matança das diversas espécies oceânicas.



Aparece, traz um amigo também e, já agora, divulga