3.5.10

Marcha contra a Europa do Capital e a Guerra (5 a 14/5) passa por Lisboa (dia 5, 18h, Largo S.Domingos) e Porto (dia 6,18h, Praça da Liberdade)



Marcha Ibérica contra o capital e a guerra - passagem pelas cidades portuguesas:

Lisboa - Meeting no Largo de S. Domingos, dia 5 de Maio, às 18h.

Porto - Meeting na Praça da Liberdade, dia 6 de Maio, às 18h.


Comunicado de imprensa

Os trabalhadores, os povos europeus e os imigrantes que vivem entre nós, sentem duramente os problemas causados pelo capitalismo global, como o desemprego, a perda de poder de compra, de direitos laborais e o envolvimento em guerras cuja legitimidade os governos não sabem explicar.

Em Portugal, o capitalismo origina:

· Um desemprego de 10.5%;

· Um deficit público que onera, cada um de nós, em € 1332;

· Um PEC recheado de restrições e sacrifícios para trabalhadores e pobres, poupando os rendimentos dos grupos financeiros e dos ricos.


E, para controlar as rotas do petróleo, do gás e do ópio, o capitalismo desenvolve guerras e quer que as paguemos com:

· Gastos directos com a defesa que, em Portugal, custam a cada um de nós, € 228, (+ 15.8% que em 2009);

· A presença de 263 militares no Afeganistão, em contrapartida da redução dos nossos rendimentos;

· Um endividamento para a compra de submarinos cuja utilidade só é sentida por quem, a propósito, encheu os bolsos à nossa custa.

Estes problemas são muito semelhantes em Portugal e Espanha, assim como é similar a actuação dos respectivos governos para expoliar o labor de trabalhadores nacionais ou imigrados

· Com a Marcha ibérica pretende-se alargar a unidade de acção para além do quadro restrito das fronteiras de cada Estado, tendo em conta que o capitalismo actua num quadro global.

· Com a Marcha Ibérica pretende-se sublinhar que a guerra da NATO é mais uma forma de dominação do capitalismo para se assenhorear do trabalho e dos recursos dos povos.

O próximo encerramento da presidência espanhola da UE é um bom momento para nos manifestarmos em conjunto.


Em Lisboa e no Porto, a PAGAN-Plataforma Anti-Guerra e Anti-NATO vai organizar concentrações contra o capital e a guerra, como parte de uma Marcha que, partindo de várias cidades ibéricas chegará a Madrid no dia 16.


Apelamos a todos os que sejam contra a guerra, o desemprego e outros sacrifícios que só servem para enriquecer os capitalistas, que marquem presença no



PAGAN - PLATAFORMA ANTI-GUERRA, ANTI-NATO

http://antinatoportugal.wordpress.com/

antinatoportugal@gmail.com/



Para sabe mais, consultar
: