14.2.10

Querem enterrar um momento forte da liberdade: o Carnaval independente de Saint Roch foi proibido pelo município de Nice!!!


O Carnaval independente de Saint Roch festeja este ano 20 anos. Trata-se de uma iniciativa popular e festiva, totalmente gratuita, que anualmente reúne velhos e jovens, artistas, músicos, pintores, fanfarras, companhias de espectáculo de rua, actores e grupos de teatro que defendem as tradições culturais populares. A festa termina normalmente com um jantar de rua onde cada qual é convidado a trazer a sua pequena contribuição gastronómica.

Na falta de espaços para desenvolver as suas actividades, os jovens da região de Nice aproveitam esta altura do ano para reapropriarem-se da rua. A origem deste Carnaval popular radica nos jovens squatters que há 20 anos foram expulsos dos seus espaços. Actualmente o Carnaval tem como principal ponto de apoio o Hangar
Nux Vomica que permite aos artistas abrirem-se à cidade, assim como aos habitantes misturarem-se com os artistas.
Este ano o Município de Nice, sob um pretexto inteiramente artificial e com as habituais desculpas da necessidade de prevenir a insegurança, decidiu proibir a organização do Carnaval independente de Saint Roch.

Depois da proibição dos artistas de rua na cidade de Nice, esta constitui mais uma medida anti-cultural que atinge directamente o mundo dos artistas e da cultura.


Fonte:
aqui

Ver ainda: