15.1.10

A prisão ilegal do professor universitário negro Henry Louis Gates Jr mostra como o racismo continua bem vivo nos Estados Unidos da América



Racismo nos EUA: prenderam um professor negro só porque vivia num bairro de burgueses brancos

Em 16 Julho de 2009 confirmou-se um facto conhecido por todos: o racismo continua bem vivo nos Estados Unidos da América, muito embora seja um negro que preside à Administração do Estado norte-americano.

Nesse dia, Henry Louis Gates Jr, um dos mais reputados profesores universitários dos Estados Unidos, conhecido pelas reportagens e estudos realizados sobre a genealogia de algumas figuras públicas, foi preso dentro da sua própria casa , como se de um vulgar malfeitor se tratasse, por um polícia branco da região de Cambridge ( Massachussetts).

Titular de um doutoramento em estudos afro-americanos em Harvard, e especialista da história do racismo e da segregação racial, Henry Louis Gates Jr acabava de chegar de uma viagem à China, quando a fechadura da porta de entrada da sua casa encravou e, com a ajuda do motorista de taxi, negro como o cliente, tiveram de que forçar a porta para entrarem em casa.

Vendo dois negros a forçarem a porta de uma casa , em pleno bairro residencial de brancos, uma mulher, cuja identidade não foi revelada, apressou-se a chamar a polícia, especificando mesmo na sua denúncia que se tratavam de dois negros com sacos às costas.

Chegados a este ponto as versões da polícia e do professor divergem. Este último relata que apresentou os seus documentos de identidade à polícia, provando que se encontrava em sua própria casa, solicitando em contrapartida a identificação dos agentes policiais e a justificação para a sua acção. Por seu lado, o responsável policial, o sargento James Crowley, com 11 anos de serviço na polícia, recusa-se a justificar-se e acusa o professor Gates de um delito, algemando-o e conduzindo-o à esquadra.

Gates só sairia do posto policial 4 horas depois graças à intervenção de Charles Ogletree, professor de direito em Harvard, e mentor do presidente Obama durante a campanha eleitoral.

O incidente desencadeou uma polémica nos Estados Unidos da América e mostra até que ponto o racismo insidioso vai campeando naquele país.

O sargento Crowley recusa apresentar desculpas pela sua acção.

Um jornalista do Washington Post explica a situação pelo facto de um homem de cor se encontrar numa área residencial da burguesia branca.

Obama, o presidente norte-americano, tão cauteloso nas sua intervenções públicas, interrogado alguns dias mais tarde, a 22 de Julho, acerca do incidente, não se conteve e declarou:

-«Em primeiro lugar, acho que se pode dizer que todos estamos indignados com o que aconteceu. Em segundo, a polícia de Cambridge foi estúpida ao prender alguém que tinha provado que se encontrava dentro da sua própria casa. Em terceiro, este infeliz incidente faz-nos lembrar que há uma grande tradição neste país de controlar os afro-americanos e os latinos de uma forma completamente desproporcianada.»


Fonte da informação: Le Monde de 24 de Julho de 2009


Consultar ainda:
http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Louis_Gates_arrest_controversy
http://en.wikipedia.org/wiki/Henry_Louis_Gates