9.1.10

Criar Bosques: a plantação hoje é em Grândola




A primeira plantação prevista para o ano de 2010 realiza-se já hoje, dia 9 de Janeiro, em Grândola

GRÂNDOLA - 9-1-2010 (Sábado) Hora: 10:00

Local: Herdade das Sesmarias dos Nobres (freguesia de Azinheira dos Barros; concelho de Grândola)

Encontro: Local da plantação.

Contactos: Dário Cardador (967 023 095;
dariocardador@gmail.com )

Obs: Para quem vem de Lisboa na A2: sair na portagem seguinte à de Grândola e continuar na direcção Sul pelo IC1 durante 1,2 Km, onde se desvia à direita para a Herdade. Para quem vem de Lisboa pelo IC1: passar por Grândola (sem entrar), Canal Caveira, nó da A2 (após Grândola) e após 1,2Km virar à direita para a Herdade.



Áreas de plantação

Será dada prioridade a propriedades de especial interesse conservacionista e onde os objectivos de gestão envolvem acções de florestação com espécies autóctones. Admitem-se terrenos públicos (e.g. na Reserva Natural da Serra de Malcata e Matas Nacionais), baldios (e.g. em Trás-os-Montes e Minho) e privados (e.g. em Montemor-o-Novo, Ponte de Sor, Grândola, Portalegre, Baião e terrenos do CNE), desde que os proprietários aceitem as condições de adesão ao projecto.



Quando plantar?

Por norma, a plantação deve ser realizada no Outono/Inverno ou início da Primavera, consoante o clima. Nas áreas de influência mediterrânica, a plantação deve ocorrer o mais cedo possível desde que exista humidade suficiente no solo (a partir de Outubro/Novembro), de forma a permitir que as plantas desenvolvam o sistema radicular durante o Inverno (como acontece com as espécies folhosas) e tenham maior probabilidade de sobrevivência durante o Verão. Nas regiões de influência atlântica, onde o Inverno é mais rigoroso (por exemplo onde neva com alguma frequência), é possível e desejável plantar no final do Inverno/início da Primavera. Por outro lado, nos solos temporariamente alagados pode ser necessário e aconselhável retardar a plantação até as condições de humidade serem as adequadas.


Plantação/sementeira: Entre Novembro de 2008 e Março de 2009 a plantação/sementeira foi efectuada em mais de 50 locais no país.



CRIAR BOSQUES é um projecto da Quercus que visa criar e cuidar de bosques de espécies autóctones, árvores e arbustos originais da flora portuguesa. Através da colaboração com várias entidades e voluntários colhem-se sementes que germinamos em plantas, plantam-se árvores, cuidam-se de bosques, recupera-se a floresta portuguesa. Aprenda mais nesta página sobre a floresta autóctone e sobre este projecto e ajude a mudar a floresta portuguesa inscrevendo-se também para CRIAR BOSQUES.

Objectivos do CRIAR BOSQUES:


Reproduzir árvores e arbustos autóctones, nomeadamente algumas espécies raras ou ameaçadas de extinção;
Restabelecer o coberto arbóreo e arbustivo autóctone em áreas públicas e privadas, através da plantação/sementeira e do aproveitamento da regeneração natural;
Disponibilizar plantas autóctones produzidas em viveiro para utilização em projectos de carácter conservacionista;
Desenvolver uma componente de educação ambiental, designadamente através da criação de parques botânicos de espécies autóctones em espaços públicos e privados;
Envolver entidades públicas e privadas no desenvolvimento do projecto através de acções que evidenciem a sua cultura de responsabilidade ambiental.