1.11.09

As festas e as celebrações no México do Dia dos Mortos


No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Património da Humanidade.
As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os
astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
O festival que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início de agosto, e era celebrado por um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa
Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (do espanhol: Dama de la Muerte) - atualmente relacionada à La Catrina, personagem de José Guadalupe Posada - e esposa de Mictlantecuhtli, senhor do reino dos mortos. As festividades eram dedicadas às crianças e aos parentes falecidos.
É uma das festas mexicanas mais animadas, pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces, os preferidos das crianças são as caveirinhas de açúcar.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_dia_dos_mortos








OAXACA: Fiesta de Muertos - Dia de los Muertos en Oaxaca

http://www.dia-de-los-muertos.com/
http://oaxacalive.com/muertos.htm


A celebração do Dia dos Mortos em Oaxaca é uma cerimónia popular que invoca os espíritos dos ancestrais e convida-os a conviver com o mundo terreno. O culto dos mortos é muito anterior à evangilização cristã no México





Dia de mortos no México




The Mexican Day of the Dead




Dia dos Mortos Vs Halloween
Breve video onde se fala da interpretação das duas culturas sobre a morte