2.10.09

Arquitectura de Terra ( preparação para futuros encontros em Coimbra)

Este evento terá lugar daqui a algum tempo, de 20 Fevereiro 2010 a 23 Fevereiro 2010 .

Pede-se que informem os vossos amigos e praticantes para que a sua participação possa ser planeada com calma e torne o evento mais rico.

Arquitectura de terra - 6º ATP / 9º SIACOT
Universidade de Coimbra, CEAUCP

Objectivos
Acentuar e alargar o âmbito disciplinar da construção e do património em terra..
Fomentar o debate e a transferência de conhecimentos com vista ao estímulo e à realização de projectos comuns envolvendo a arqueologia, a arquitectura, a engenharia, a antropologia e outras disciplinas que se reconheçam nesta temática..
Promover a colaboração universitária no domínio da investigação relativa à construção e conservação da arquitectura em terra .
Contribuir para a melhoria na qualidade da construção..
Participar na formação e consequente preparação dos técnicos envolvidos na construção e conservação da arquitectura em terra.
Aprofundar e contribuir para o desenvolvimento sustentável à escala local e nacional..
Difundir a arquitectura contemporânea em terra, promovendo o uso de materiais naturais com maior eficiência energética, assim como estratégias para formação local, com maior integração social.


Temas dos Painéis
1. Arqueologia, Arte e Antropologia

2.Património e Conservação3
.Técnicas, Construção, Investigação e Desenvolvimento
4.Arquitectura Vernácula e Contemporânea

Organização
UC, EAUCP, ESG , FCO , CdT, PROTERRA


Contactos
Maria Fernandes, Conceição Lopes

Telefones+351 239 851603
E-mails
6atp9siacot@gmail.com, i
nfo@centrodaterra.org

Sítioswww.esg.pt/6atp, www.uc.pt/uid/cea/6atp

Fonte: http://www.igespar.pt/agenda/3/173/
CEAUCP - Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto
FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, UC - Universidade de Coimbra,
ESG / Escola Superior Gallaecia,
FCO / Fundação Convento da Orada,

CdT / Associação Centro da Terra e Rede Ibero-Americana PROTERRA são os organizadores e anfitriões do 6ºATP - 6º Seminário de Arquitectura de Terra em Portugal e 9ºSIACOT - 9º Seminário Ibero-Americano de Arquitectura e Construção com Terra, que se realizará de 20 a 23 de Fevereiro de 2010, em Coimbra, Portugal.

Criado em 2003, o seminário de Arquitectura de Terra em Portugal (ATP) tem evoluído de uma forma crescente com a ampla adesão de profissionais, investigadores e académicos.
Em 2003 e 2004, o 1ºATP e 2ºATP realizam-se em Lisboa; em 2005, o 3ºATP reúne-se ao 4º SIACOT em Monsaraz; em 2006, o 4ºATP realiza-se em Ouro Preto, Brasil (associa-se ao 1ºACTB, originando o Terra Brasil 2006); e em 2007, o 5ºATP realiza-se em Aveiro.

O seminário cresce em dimensão e na abrangência e crescente investigação, adquirindo um espaço importante no estudo e protecção do património, arquitectura, técnicas, construção, conservação e investigação da arquitectura de terra. O seminário ATP abrange igualmente uma maior internacionalização e interdisciplinaridade entre arquitectura e disciplinas, como a engenharia, história, conservação, arqueologia e antropologia. A qualidade das comunicações e o crescente interesse do público e da comunidade científica confirmam a dimensão internacional e o contributo português para o desenvolvimento desta área científica.