24.8.09

Noite europeia dos Morcegos (European Bat Night) é de 29 a 30 de Agosto, e vai ter actividades em Pombal e Loulé



A Noite Europeia dos Morcegos ( EUROBATS) pretende sensibilizar a população em geral para a importância destes pequenos mamíferos voadores, muitos dos quais em perigo de extinção, e desmistificar preconceitos e superstições sobre estes animais, assim como dar a conhecer o trabalho de salvaguarda, estudo e conservação já realizado.

Em Portugal, encontram-se ameaçadas de extinção várias espécies de morcegos. Este grupo de mamíferos é muito importante para o Homem. Contribui para o controlo das populações de insectos, que constituem pragas agrícolas e são transmissores de doenças.

Neste contexto, a iniciativa conta com diversas actividades programadas destinadas ao público em geral (infantil, juvenil e adulto) em vários pontos do país e promovido por diversas associações e entidades.



Em Pombal, o Grupo Protecção Sicó decidiu mais uma vez associar-se à 13ª Noite Europeia dos Morcegos, organizando a 2ª Noite dos Morcegos de Pombal no dia 29 de Agosto.

Desta vez a saída será efectuada no Vale do Poio Novo (Redinha), canhão fluviocársico utilizado como abrigo por algumas espécies de morcegos, como por exemplo o Morcego-anão e o Morcego-rabudo. Nesta saída esperamos ver e ouvir estas e outras espécies que utilizam este vale como abrigo e como zona de alimentação, tentando ao mesmo tempo identificá-las através das suas vocalizações (utilizando um detector de -ultra-sons) .

A concentração será em Pombal (junto à Biblioteca Municipal), estando disponível transporte para levar os participantes até próximo do local onde será efectuada a actividade. Será ainda necessário percorrer um trajecto a pé (percurso não adequado a pessoas com dificuldades de locomoção).

Inscrições até 28 de Agosto (inscrições limitadas), através do telefone 236212054 ou do email gps.sico gmail. com. Só serão admitidas crianças se acompanhadas por adulto. Será disponibilizada iluminação. Os participantes devem levar calçado de campo, merenda e água.

Seguro e logística: 5€

Data: 29 de Agosto
Local: Vale do Poio (Redinha/Pombal)
Horários: 18h45 - concentração junto à Biblioteca Municipal de Pombal; 20h às 22h - identificação e audição de morcegos com recurso a detector de ultra-sons
Organização: GPS - Grupo Protecção Sicó
http://gps-sico.blogspot.com/


No Algarve também se realizará uma actividade por iniciativa da associação algarvia Almargem, mais exactamente na Rocha da Pena.
Pontos de encontro: 18h00 (Loulé - sede da Almargem); 18h30 (Pena - no Centro
Ambiental).
Nível: 2 de 10 (3 km).
Equipamento: lanterna pequena, sapatos de campo, mochila, merenda.
Seguro e logística: 4 €.
Inscrições: até 28 de Agosto (Telef. 289412959 / 960295202. SMS: 937306942).
também na Rocha da Pena.
Guia - J. Tiago Marques (Univ. Lisboa)
Nº limitado de inscrições
almargem@mail.telepac.pt
www.almargem.org