15.7.09

Elementos à Solta ( que junta Arte e Natureza): a 4ª edição realizou-se no passado fim de semana na aldeia de Cerdeira, na Serra da Lousã



Anualmente, em Julho, a 700m de altitude há uma Aldeia do Xisto – Cerdeira – que protagoniza uma exposição/encontro artístico – «Elementos à Solta».São convidados artistas para residir, expôr, trabalhar ao vivo e conviver com o público em cenário natural.


Foi a vontade de retirar as Artes dos recintos fechados, de «povoar» e realçar a beleza desta
Aldeia do Xisto recuperada, de voltar a colocar os materiais transformados perto das suas raízes, que levou Kerstin Thomas, uma alemã residente na aldeia há 20 anos, a conceber «Elementos à Solta».


«Elementos à Solta» nasceu num ambiente privilegiado: uma ALDEIA do XISTO recuperada, uma SERRA com fauna e flora endémica, MÚSICA e ARTE.Apesar de Natureza e Arte coexistirem desde sempre, raramente a Natureza é escolhida como cenário de mostra de trabalho. Museus e Galerias são normalmente os locais de eleição para mostrar o que o HOMEM concebe inspirado na NATUREZA – a ARTE. Aqui o MUSEU é ao ar livre!

Este ano, a 4ª edição dos «Elementos à Solta» aconteceu no passado fim-de-semana, 11 e 12 de Julho. Houve Música e a Arte a conviverem com a Natureza, para 2009, e realizaram-se diversos workshops, para além das habituais exposições, ateliers, e provas de chás biológicos e sal aromático. Não faltaram evidentemente os petiscos da Serra da Lousã, e um bar para servir os forasteiros

Este encontro artístico em cenário natural começava loga à entrada da aldeia com uma exposição colectiva dos artistas, e desenrola-se ao longo do percurso pela aldeia. Podia-se apreciar e adquirir obras artísticas em ferro, barro, madeira, papel e têxtil.


ARTISTAS PARTICIPANTES de 2009
AFONSO CANCELA * ANTÓNIO FERNANDES * FILOMENA ALMEIDA * GUIDA FONSECA * IDÁLIO DIAS * JOSÉ VICTOR * KERSTIN THOMAS * LUÍS PIRES * VANDA VILELA * VASCO BALTAZAR * VIRGÍLIO PEIXE * XANA MONTEIRO
Convidados especiais LUIS CORREA E NANCY RODRIGUEZ (CUBA)

Este ano, os Elementos à Solta inovaram e tinham à sua disposição 5 ateliers onde podia-se interagir com os artistas e com as matérias. Cerâmica, tecelagem, escultura em papel, ferro e madeira são as artes que se podia experimentar.

Quanto à música, a animação esteve a cargo da Astedixie Jazz Band Formada em 1998 com o objectivo de divulgar o dixieland, a Astedixie Jazz Band já percorreu inúmeros palcos por todo o país e no estrangeiro. Composta por 5 elementos e oriunda da Lousã, a Astedixie Jazz Band trouxe os sons característicos de New Orleans, provocando a boa disposição, característica deste estilo musical.
Trompete – Celso Gregório; Trombone – Zé Rui; Sousafone – Renato Correia; Banjo – Nuno Antão; Washboard – Rafael Ventura



Instrumentista, compositor e construtor de instrumentos, Fernando Meireles veio novamente este ano alegrar a aldeia com o som da Sanfona. Amante da música de cariz tradicional desde longa data e fundador do grupo «Realejo», Fernando Meireles é, neste momento, o maior impulsionador e o único construtor deste instrumento em Portugal.
http://www.myspace.com/manbellas

A Planta do Xisto também esteve presente nos Elementos à Solta. Nascidas na aldeia, estas plantas aromáticas, condimentares e medicinais são produzidas em Agricultura Biológica.
Pudemos provar e adquirir 100% natural – chás e sal aromático – ou, ainda, plantas em vaso.



Informações e fotografias : http://elementosasolta.blogspot.com/
Reportagem da 4ª edição dos Elementos à Solta ( em 2009)