10.5.09

Mostra de documentários europeus termina hoje no CCB


Mostra de Documentários Europeus
DOC_EUROPA 27 países 27 filmes
8, 9 e 10 de Maio - Pequeno Auditório do CCB
27 documentários provenientes dos 27 países da União Europeia.

Programação e produção: Apordoc


ENTRADA GRATUITA


Nova Europa? Velha Europa? 27 Países, 27 filmes. Tudo se passa como se estivéssemos a inventar um jogo de adivinhas: quem é mais europeu, tu ou eu?
Que diferenças existem entre os europeus? Que diversidade, ou diversidades, a União Europeia pode comportar?
Através destes 27 filmes (de duração e estilo tão diferentes) percebemos depressa que a Europa não é um conceito político imaginário, nem artificial. Ao fim de alguns minutos de projecção, as diferenças linguísticas desvanecem-se e entramos num universo que não nos é estranho. Na Áustria descobrimos Portugal. Na Grécia encontramos a Polónia. Na Irlanda vemos o reflexo de todo o Continente.
Esta mostra é um convite a pensarmos sobre nós próprios. Cada filme funciona como um potencial espelho, em cujo reflexo ora nos reconhecemos, ora nos surpreendemos. Assim também podemos tentar compreender quem são os portugueses hoje e qual é a nossa realidade dentro da Europa dos 27


SEXTA-FEIRA, 8 DE MAIO
19.00 ITÁLIA l FRANÇA

Padre Nostro, Itália, 2008, 40’
Carlo Lo Giudice – com a presença do realizador
Padre Nostro é uma história de amor. Salvatore e o seu pai Vannino, de 90 anos, partilham tudo, até a cama. Todos os dias adormecem nos braços um do outro porque Vannino não consegue fechar os olhos sem que Salvatore lhe venha coçar as costas.

The Protestants, França, 2006, 85’
Clarisse Hahn
Uma família da alta burguesia francesa, retratada na intimidade por um dos seus membros. As gerações modelam-se umas às outras e mantêm valores religiosos, sociais, políticos. Os segredos da identidade protestante são revelados com alguma reserva, mas não sem humor.

21.30 SUÉCIA l ESPANHA l REINO UNIDO

Hidden, Suécia, 2002, 8’
Hanna Heilborn, David Aronowitsch, Mats Johansson
Animação documental que tem como ponto de partida uma entrevista a uma criança peruana refugiada na Suécia. Giancarlo ainda não tem visto de residência e descreve as perseguições a que foi sujeito.
The Taylor, Espanha, 2007, 25’
Óscar Perez
No Raval, um dos bairros mais emblemáticos de Barcelona, Mohamed, um alfaiate paquistanês, e Singh, o seu empregado indiano, costuram horas a fio. Mohamed é um homem temperamental a quem apenas interessa o negócio e a crença religiosa. Mas os clientes nem sempre parecem satisfeitos.
All White in Barking, Reino Unido, 2007, 72’
Marc Isaacs
Um quadro vivo do multiculturalismo no bairro britânico de Barking, onde o fluxo de imigrantes conhece uma das maiores taxas de entrada no país. Um documentário provocador e irónico que questiona preconceitos e estereótipos com notáveis resultados.

SÁBADO, 9 DE MAIO

14.30 LITUÂNIA l HOLANDA l LUXEMBURGO

Scarecrow, Lituânia, 2002, 9’
Rimantas Gruodis
Pequena obra poética sobre a importância dos espantalhos.
There Goes My Heart, Holanda, 2005, 59'
John Appel
O primeiro lar para idosos toxicodependentes da Holanda não é um hotel de luxo, mas oferece muito mais do que simples conforto. Os seus sete habitantes pertencem à velha geração de consumidores de drogas duras de Roterdão. Alguns estão viciados há mais de quarenta anos.
The Red Bridge, Luxemburgo, 2007, 21’
Geneviève Mersch
Uma ponte de aço pode ser um símbolo de desenvolvimento. O que se passa quando se transforma num local de eleição para suicidas?
17.00 HUNGRIA l ALEMANHA l IRLANDA

Strip Tease, Hungria, 2005, 7’
Attila V. Nagy
De onde vêm as penas dos nossos confortáveis edredons? Que semelhança poderá haver entre uma quinta de gansos e um campo de concentração?

Osman’s Land, Alemanha, 2007,28’ – com a presença do realizador
Cristóvão Reis
Osman, um imigrante de origem turca, começou a cultivar uma horta junto ao muro de Berlim em 1982. Ainda hoje tem lá a sua casa e um terreno de cultivo que desafia a lógica da metrópole alemã. Uma história de imigração, integração e sonhos.

Alive, Alive O – A requiem for Dublin, Irlanda, 2000, 55’
Sé Merry Doyle
Crónica ensombrada das ruas de Dublin: da destruição de bairros populares ao encerramento dos mercados tradicionais, passando pelo flagelo da heroína. Os velhos dubliners revelam toda a sua força de carácter face à adversidade.

19.30 CHIPRE l REP. CHECA l ESLOVÉNIA

Home sweet Hope, Chipre, 2007, 9’
Stella Karageorgi
Em 2003, quando a Linha Verde que divide Chipre há 29 anos foi aberta por um dia, refugiados de ambos os lados amontoaram-se junto à fronteira para visitar as suas antigas casas e famílias. Florentia, uma refugiada de Yialousa, faz planos para o regresso enquanto ouve o noticiário.

Trial of a Child Denied, Rep. Checa, 2008, 25' - com presença da realizadora
Michelle Coomber
Helena tinha apenas 19 anos. Durante o trabalho de parto do seu filho, deramlhe um documento para assinar. Só mais tarde percebeu que tinha autorizado a sua própria esterilização. Não é um caso único na Europa Central, onde a esterilização forçada a mulheres ciganas é regularmente denunciada.

Rubbed Out, Eslovénia, 2004, 45’
Dimitar Anakiev
Quando, em 1991, a Eslovénia se separou da Jugoslávia e se tornou um estado independente, 18.000 cidadãos de origem não-eslovena foram apagados de todos os registos oficiais. Este número é reconhecido pelo Estado, mas as estimativas da Helsinki Watch são muito superiores – entre 200.000 e 300.000. A Associação das Pessoas Apagadas foi criada para lutar
pelos direitos desta minoria.
21.30 GRÉCIA l ÁUSTRIA
The Box, Grécia, 2004, 11’ – com a presença da realizadora
Eva Stefani
Uma senhora idosa apaixona-se por um apresentador de televisão que só conhece através da «caixa mágica» onde o vê todos os dias.

Out of time, Áustria, 2006, 80’ – com a presença do realizador
Harald Friedl
As antigas lojas familiares de Viena estão a desaparecer lentamente. São os últimos dias da «Rainha dos Botões», da velha drogaria, do talho e da casa de peles. Dificuldades do presente e glórias do passado confundem-se por detrás de um amontoado de mercadorias, minuciosamente organizadas, obsessivamente limpas.


DOMINGO, 10 DE MAIO
14.30 BÉLGICA l ESTÓNIA l LETÓNIA
Parlez moi d’Amour, Bélgica, 2007, 14’
Alexia Bonta
Num quarto de hospital, duas mulheres perto do fim da vida falam do amor e dão conselhos à jovem realizadora. O amor como era dantes. O amor como é agora.
Jolly Old Farts, Estónia, 2009, 28'
Manfred Vainokivi
O fim do regime soviético alterou todas as formas de vida e de trabalho. Na Estónia, um velho realizador de cinema e um operador de câmara partilham um segredo: quando o trabalho escasseia, o melhor é divertirem-se.
Egg Lady, Letónia, 2000, 26’ – com a presença da realizadora
Una Celma
Todos os dias, Aina parte 20.000 ovos à mão numa fábrica de bolos. O seu trabalho pode parecer vazio de sentido, mas para Aina é gratificante: “passar o dia a partir ovos permite-me pensar muito na vida”.

17.00 MALTA l ESLOVÁQUIA
Kaxxa Infernali, Malta, 2001, 26’
Edward Said, Mark Samsone
Jean é um rapaz de 13 anos, fascinado pelos fogos de artifício da festa da sua aldeia. Uma manhã, enquanto observa os preparativos da festa, o sacristão da paróquia convida-o a entrar na igreja. “Kaxxa Infernali” é um registo de memórias experimental.

Blind Loves, Eslováquia, 2008, 77’
Juraj Lehotsky
Diferentes formas de amor entre pessoas cegas. Quatro indivíduos expõem a beleza dos seus valores, a visão que têm do amor e da sua necessidade. Uma viagem construída como uma poderosa reflexão a respeito dos íntimos sentimentos que marcam o universo dos cegos.

19.30 DINAMARCA l ROMÉNIA l BULGÁRIA

Hearing Boy, Dinamarca, 2007, 28’
Katrine Talks
Karen é surda, mas dá à luz uma criança que ouve. A relação com o filho obriga-a a enfrentar uma realidade que sempre preferiu ignorar: o mundo dos ouvintes. “Hearing Boy” é realizado pela irmã de Karen e revela-nos a intimidade de um mundo quase impenetrável

Independenta, Roménia, 2007, 33' – com a presença do realizador
Rasto Petrovic
Será que as condições de vida precárias, o trabalho pesado do pai, a ausência da mãe (emigrada), as dolorosas visitas ao dentista interferem no despertar dos sentimentos de um adolescente? Retrato de uma família normal na cidade de Independenta.

Goleshovo, Bulgária, 2008, 45'
Allian Metev, Metodi Metev
Goleshovo é uma aldeia quase abandonada, esquecida nas montanhas da Bulgária, onde um grupo de velhos luta pela sobrevivência. Um casal zanga-se com o seu burro. Um padre confunde os fieis. Uma mulher anima os amigos com canções. Não se sabe se os filhos alguma vez voltarão.

21.30 POLÓNIA l FINLÂNDIA l PORTUGAL


Behind the Fence, Polónia, 2005, 12’
Marcin Sauter
Regresso ao tempo mágico da infância, às férias e ao calor do Verão. Um número infinito de sensações. Um momento da vida em que cada instante de descoberta parece ser a eternidade.

Keidas, Finlandia, 2007, 19’
PV Lehtinen
Muitos finlandeses consideram a piscina olímpica ao ar livre a sua segunda casa e ali passam todo o Verão. Keidas é um retrato lírico dos clientes habituais da piscina.

Documento Boxe, Portugal, 2005, 52’ – com a presença do realizador
Miguel Clara Vasconcelos
Documento Boxe é uma surpreendente incursão no mundo do boxe português. A preparação nos balneários, as pesagens dos atletas, o convívio, os treinos, os ginásios e todos os elementos que rodeiam um combate nem sempre honesto.