2.5.09

Massa Crítica Interplanetária em Madrid (de 30 de Abril a 3 de Maio)



Durante os dias 30 de abril a 3 de maio Madrid é um lugar de encontro para os participantes das diversas massas criticas do mundo e do ciclismo urbano em geral. O objectivo é dar continuidade a iniciativas como a Critical Mass Interplanetaria, La Ciemmona de Roma (http://www.ciemmona.org/2009/ )

Massas críticas de todo o mundo e ciclistas urbanos cosmopolitas confluem para Madrid durante 3 días pedalando demonstrando que outra mobilidade é possível…

A Coordenadora de Coletivos Ciclonudistas de Aragão (CCC) e a World Nake Bike Ride, convoca manifestaçoes ciclonudistas em todo o mundo para Junho de 2009. No ano passado, durante a 5ª convocatoria mundial, cinquenta cidades de todo o mundo participaram. O chamado de 2007 foi secundado por dezenas de cidades en todo planeta.

"Nus diante do tráfego, Justiça nas ruas"

Justiça nas ruas, isso é o que exigimos com uma forte e séria convicção, mas com simpatia, passando um bom momento. Os carros impõem-nos a sua lei: velocidade, prepotência, fumaça e violência. Por isso ao locomovermos de bicicleta a cada dia pela cidade convertemos a nossa mobilidade em um acto de desobêdiencia quotidiana. Além disso, nos manifestando de bicicleta (nus) convertemos a desobediência em um protesto exemplar.

Denunciamos que as nossas ruas foram sequestradas pelos carros privados que colapsam as cidades, desgenerando-as em lugares hostis e perigosos. O carro mata e sua impunidade nos escandaliza. Demasiados interesses de multinacionais bélicas do petróleo e do automóvel estão em jogo quando questionamos esses pontos.

Propomos um modelo de cidade onde as pessoas recuperem os seus espaços, onde se reduzam as necessidades de movimentação e se aposte pelo pedestre (onde somos todos) e pelos meios de transporte menos poluentes e mais eficientes.

Por quê de bicicleta? A bicicleta é um meio de transporte solvente, saudável, ecológico e divertido. É um ícone, um símbolo de liberdade e um instrumento prático de transformação social. Não paga tributos, não gasta petróleo, não colabora com o desenvolvimento destrutor nem com a guerra global.

Por que nús? Porque sentimos nús diante do tráfego pela falta de respeito dos motoristas e desespero dos governantes. Com a nudez fazemos visível a fragilidade de nossas "carroçarias" (nosso próprio corpo).

Ademais, mostramos o nosso corpo com naturalidade, rompendo o pudor, desmontando tabús com respeito a nosso fisico imposto pela moda e avareza da industria transnacional textil.
Em definitiva, enfrentamos o tráfego urbano com o corpo nu sobre a bicicleta como a melhor forma de defender a nossa dignidade e viver a luta social.

Liberta a tua mente e corpo! Desfrute de um passeo único pelo centro de sua cidade!
Permita-se transgressão, a irreverencia e não peça permissão.
Avante os índios metropolitanos!
Abaixo a roupa e viva a bicicleta!
Queime o carro!
Longa vida C. C. C.! Justiça nas ruas!

info@ciclonudista.net