O EMS funciona como um conjunto de constituintes (núcleos e extensões) cujo aproveitamento museológico se destina ao cumprimento da missão e objectivos programáticos comuns, referentes ao território e à população do concelho do Seixal.Dependem ou interagem entre si e têm por base de funcionamento a circulação e partilha de informação e a gestão integrada de serviços.
Os núcleos são sítios ou espaços de propriedade e tutela municipais, musealizados ou com aproveitamento museológico.
As extensões são sítios ou patrimónios integrados em espaços de tutelas mistas, com parcial aproveitamento museológico.
Extensões
Extensão do Ecomuseu na antiga Fábrica de Pólvora de Vale de MilhaçosExtensão do Ecomuseu na Quinta de S. Pedro
Passeios no Tejo em barcos tradicionais
O Ecomuseu Municipal do Seixal, em parceria com o Museu de Marinha, promove a partir de Abril passeios fluviais no rio Tejo em embarcações tradicionais. Como complemento da visita ao Museu de Marinha, poderão os seus visitantes participar numa navegação, no Tejo e no tempo, a bordo de um dos últimos exemplares de embarcações tradicionais que em tempos coloriram este rio e as suas margens.
Os passeios terão lugar nas seguintes datas:
29 de Abril;
13 de Maio;
15 de Junho;
14 de Julho;
27 de Julho;
12 de Agosto;
26 de Agosto;
09 de Setembro;
24 de Setembro;
08 de Outubro.
As marcações são feitas através do Museu de Marinha:
e-mail: geral.museu@marinha.pt
telefone: 21 366 0224 / 21 362 00 19
Encontro de embarcações tradicionais na baía do Seixal
De 22 a 26 de Maio, o EMS reúne no Seixal dezenas de embarcações tradicionais oriundas de várias zonas do país e ainda da Galiza. Esta iniciativa decorre no âmbito do Maio Património, um conjunto de iniciativas que, no concelho do Seixal, assinala o Dia Internacional dos Museus, o 27º Aniversário do EMS e a Noite dos Museus.
O 3º Encontro de embarcações tradicionais na baía do Seixal, organizado pela Câmara Municipal do Seixal, através do seu Ecomuseu, tem como principais objectivos:
- A protecção e a valorização do património marítimo e fluvial, em particular das embarcações tradicionais, enquanto recursos de desenvolvimento, divulgando-os nos âmbitos nacional e internacional;
- A promoção da cultura marítima e a valorização do património natural e cultural do estuário do Tejo;
- A promoção de parcerias para o desenvolvimento de profissões ligadas ao mar com especial ênfase na importância da formação profissional para assegurar os saberes-fazer associados à navegação e à manutenção das embarcações tradicionais;
- O alargamento de públicos interessados em acontecimentos náuticos e em práticas de cultura associadas a espaços ribeirinhos e ao estuário do Tejo, nomeadamente a bordo de embarcações tradicionais e de recreio.
Em Maio, venha viver o património com o Ecomuseu Municipal do Seixal numa noite especial (16 e 18 de Maio)
Descubra o património de uma forma diferente, visitando os museus numa noite muito especial, a Noite dos Museus. A 16 de Maio, sábado, para comemorar, o Ecomuseu promove um concerto pelo Eire Trio, que terá lugar no Núcleo da Mundet, no Seixal. Eleonor Picas, na harpa, Flávio Azevedo, no violino e Rui Leal, no contrabaixo, animarão um serão diferente, que pode continuar com a visita às exposições em exibição.
No dia 18 de Maio, comemoramos o Dia Internacional dos Museus e o 27º Aniversário do Ecomuseu Municipal do Seixal, com um concerto pela Escola de Jazz e Música Moderna de Almada-Seixal, no Núcleo Naval, em Arrentela. Venha ouvir boa música e cantar os parabéns ao Ecomuseu. Contamos consigo!