Galiza em trânsito é um projeto de intervenção cultural baseado no conceito de intercâmbio cultural, e que tem como principais espaços alvo a Galiza e Portugal, dous países que se podem beneficiar mutuamente ao irem de mãos dadas na produção e projeção da sua cultura comum. Após a experiência no Porto, este intercâmbio continua com uma festa galega em Braga e espera-se que sirva para abrir canais de comunicação e que estes se mantenham no futuro.
Nascido no ano 2008 como projeto da Biblioteca Anna Politkovskaya, da Gentalha do Pichel, o projeto abrangia uma série de atividades desenvolvidas no Maus Hábitos do Porto, e que foram apresentadas na FNAC de Santa Catarina, com o objetivo de conseguir financiamento para dotar a biblioteca de fundos em língua galego-portuguesa.
No ano 2009 o Leitorado de Galego do Centro de Estudos Galegos da Univesidade do Minho de Braga mostrou interesse em organizar um evento do estilo dentro dos seus atos anuais e propôs uma colaboração com as pessoas organizadoras da anterior edição. Assim é que Galiza em trânsito tem continuidade com uma nova programação e uns mesmos objetivos básicos: facilitar e fomentar a criação e o intercâmbio cultural e social.
EVENTOS PROGRAMADOS:
- Exposição
- Apresentação da exposição “Terra incógnita” de Francisco Ameixeiras.
- Palestra
- Poesia galega: com a participação de João de Bonaval, Susana Arins e Carlos Quiroga.
- Espetáculos
- Dança “Cos pés na terra (e só na terra)” a cargo da companhia Ciad2.
- Música: concerto do grupo The Homens.
- As roturas visuais de The Chemical Orange.