17.3.09

Sementeira de carvalhos e percurso pedestre em Monsanto (Lisboa) organizado pelo FAPAS para comemorar o Dia da Árvore(22 de Março)


Para comemorar o Dia da Árvore (21 de Março), o Núcleo de Lisboa do FAPAS organiza no próximo domingo, 22 de Março uma actividade no Espaço Monsanto (antigo Parque Ecológico):

SEMENTEIRA de CARVALHOS em Viveiro, e Percurso Pedestre para Interpretação da Vegetação Natural.

Domingo, 22 de Março (15h00-16h30)*

INSCRIÇÕES:
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória.
Envie uma mensagem com o seu nome e contacto para
fapaslisboa kanguru.pt ou contacte pelo tm 93 8491355 (João Morais), indicando o ponto de encontro e o número de participantes (adultos e crianças).


Descrição da actividade:

1. Pequeno percurso pedestre com cerca de 500 metros em mata de sobreiros e azinheiras na encosta do Parque Florestal de Monsanto, entre a Rua Conde de Almoster e o Espaço Monsanto (desnível: 70 metros). Reconhecimento de algumas espécies da vegetação nativa.

2. Sementeira de Carvalhos-cerquinhos (espécie nativa de Portugal) no viveiro do FAPAS no Espaço Monsanto, para futuras acções de plantação em áreas protegidas. A sementeira consiste na colocação de bolotas germinadas de carvalho-cerquinho em recipientes com terra.

Grau de dificuldade: fácil, acessível a a todas as idades.

Horário, Pontos de Encontro : A caminhada tem início às 15h00 junto ao viaduto para peões situado em frente ao n.80 da R.Conde de Almoster.

A sementeira tem início pelas 15h30 no viveiro do FAPAS no Espaço Monsanto.

Se não participar na caminhada, pode dirigir-se à recepção do Espaço Monsanto a partir daquela hora, para participar na sementeira.

Pontos de Encontro:

14h30: Sete Rios, na paragem do autocarro 758 junto ao muro do Jardim Zoológico, próximo da Estrada de Benfica. (percurso de autocarro até à paragem em S.Domingos de Benfica, na Estrada de Benfica)

15h00: Rua Conde de Almoster, junto ao viaduto pedonal em frente ao número 80.

15h30: Na recepção do Espaço Monsanto (antigo Parque Ecológico), se tiver alguma dificuldade contacte 93 8491355.


15h30 - 16h30: No viveiro do FAPAS no Espaço Monsanto.


Equipamento aconselhado:
O FAPAS e o Espaço Monsanto possuem os utensílios e recipientes necessários para a sementeira. Os participantes poderão, se desejarem, utilizar luvas e vestuários de protecção (bata ou avental).


O FAPAS é uma Associação de defesa da Vida Selvagem com 17 anos de existência, e uma vasta actividade na defesa e estudo da Natureza e Vida Selvagem em Portugal. Sede: Rua Alexandre Herculano, 371-4º Dtº, 4000-055 PORTO (telef.22 200 2472).


http://www.fapas.pt/