7.3.09

O futuro dos alimentos (filme-documentário de Deborah Koons Garcia, legendado em português)

A dupla tragédia:
fome crónica no Sul
e obesidade epidérmica no Norte



O Futuro dos alimentos é um filme-documentário norte-americano realizado em 2004 sobre as mudanças que se estão a verificar na natureza da nossa alimentação, sem que muitos de nós tenhamos conhecimento do seu conteúdo nem das suas consequências para a saúde e para o planeta em geral.
Trata-se de uma profunda investigação sobre os bens alimentares geneticamente modificados, cujas sementes e características estão a ser registadas e patenteadas pelas grandes empresas multinacionais que assim passam a monopolizar cada vez o agro-negócio e a dominar em absoluto o mercado global dos produtos alimentares, com a consequente perda de biodiversidade a favor de uma monocultura promovida centralmente pelas grandes empresas transnacionais.
Desde as pradarias de Saskatchewan, Canadá, aos campos de Oaxaca, no México,este filme dá a voz aos agricultores que foram afectados por estas mudanças. Os perigos para a saúde, as políticas governamentais e os lobbies globais são algumas das razões porque muitas pessoas estão alarmadas pela introdução de alimentos alterados geneticamente.
Filmado nos Estados Unidos, Canadá e México, "The Future Of Food" analisa a complexa malha de forças políticas eeconómicas que estão a alterar o que comemos à medida que enormes multinacionais procuram controlar o sistema alimentar mundial.
O filme também explora as alternativas para a agricultura industrial, colocando a agricultura biológica e sustentável como soluções reaispara a crise agrícola actual

http://www.thefutureoffood.com/