9.3.09

Abertura da biblioteca Norte/Sul do Centro de estudos sociais

A biblioteca Norte/Sul pretende criar um acervo bibliográfico - prioritariamente mas não exclusivamente constituído por revistas e publicações periódicas - resultante da produção científica realizada nos países do hemisfério Sul (o chamado "terceiro mundo") na área das ciências sociais e humanas, a qual, em geral, é pouco conhecida nos países do Norte.

Comporta uma ampla variedade temática: povos indígenas; lutas contra-hegemónicas; identidades e etnicidades; direitos humanos e outros princípios de dignidade humana; questões económicas, organizacionais e empresariais; desenvolvimento democrático sustentável; conhecimentos alternativos e biodiversidade; alternativas à globalização neo-liberal; justiça social e inclusão social; estudos feministas e questões de diferença sexual. Inclui ainda produção científica dos países do Norte sobre os países do Sul.

O projecto teve início em 1998, e encontra-se em fase de expansão. A próxima fase contempla a disponibilização dos materiais existentes na Norte/Sul, aos investigadores de outras instituições que os solicitarem.

Professora Bibliotecária: Clara Keating

Bibliotecária Responsável: Maria José Carvalho

Bibliotecário: Acácio Machado

Horário de Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira, 9:30horas às 20horas*
Encerrada: Sábados, domingos e feriados.


Contacto:
biblioteca@ces.uc.pt

Para mais informação e acervo da Biblioteca:
http://www.ces.uc.pt/biblioteca/monografias.php
Sobre o CES ( centro de estudos sociais):