10.2.09

Oficina arco-íris do desejo por Iwan Brioc no ESMAE (13 a 15 de Fev.) e na escola de segunda oportunidade de Matosinhos(16 a 20 Fev.)


Oficina arco-íris do desejo no ESMAE (Rua da Alegria, 503, Porto) entre 13 a 15 de Abril
-X-

Workshop O Arco Irís dos Desejos na escola de segunda oportunidade de Matosinhos entre 16 a 20 de Fevereiro

O ARCO IRÍS DOS DESEJOS: UMA VIAGEM AO TEATRO DA MENTE

Destinatários Professores, Formadores, técnicos sociais

O arco-íris revela como a luz branca é o resultado da combinação das diferentes cores. Da mesma forma, cada um de nós é fragmentado pelas nossas diferentes e por vezes contraditórias crenças e desejos.
Este workshop, 2 horas por noite, durante cinco dias, utilizará as técnicas de Augusto Boal para trabalhar com opressões interiores: aqueles “polícias na cabeça” ‘cops in the head’ que nos impedem de realizar todas as nossas potencialidades. Através do prisma do teatro iremos explorar os diferentes elementos da nossa personalidade e talvez rearranjá-los melhor para ir ao encontro das nossas necessidades.

Cada noite, prepararemos e praticaremos depois uma técnica deste arsenal poderoso, colocando o ênfase em como trabalhar melhor com os nossos colegas e estudantes e em como a introspecção ganha através destas técnicas pode ser usada na situação da sala de aula de modo a que também os nossos alunos possam começar a remover as suas inibições à aprendizagem e à maturidade.

Os workshops serão divertidos e energizadores assim como uma experiência de aprendizagem poderosa.

Formador
Iwan Brioc é director artístico do Cynefin (fundado em 2000), uma plataforma sedeada no Reino Unido para o activismo comunitário através do teatro.
Iwan ganhou um “Creative Wales Award” em 2006 pelo seu trabalho com teatro sensorial comunitário labirinto, uma nova metodologia que tem vindo a desenvolver, inspirada pelo trabalho do antropólogo do teatro Enrique Vargas. Isto após ter criado 16 “performances” Labirinto com comunidades por toda a Europa, que tiveram um profundo impacto nas audiências.
O projecto de 2005 do Cynefin `Caerdroia', criou o maior Labirinto do mundo numa floresta do norte do País de Gales .
É o local de performances regulares do Cynefin com jovens e elencos internacionais.
Foi Co-Director de Theatr Fforwm Cymru (1997 - 2004), Teatro do Oprimido do País de Gales (TO). Desenvolveu aí o projecto “Ensaio para a Realidade”, o primeiro projecto nacional de teatro legislativo.
Iwan é membro fundador de “Drums for Peace (fundado em 1999) que reúne jovens desfavorecidos em intercâmbios internacionais com o desafio de criar uma performance artística em 5 dias. Tem qualificações em cinema, psicologia, trabalho com jovens, dramaterapia e chi kung e frequenta actualmente um Mestrado em “Mindfulness-Based Approaches”.

16 a 20 Fevereiro 2009
20.30h – 22:30h
Língua de Trabalho Inglês
Inscrição €30

Local:
Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos
Lg. da Capela do Telheiro,
S. Mamede Infesta
Tel. 22 906 45 38