21.1.09

Kino - Mostra de Cinema de Expressão Alemã (de 21 a 29 de Jan. no cinema São Jorge)


KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã

Depois de ter dado os seus primeiros passos em 2004, a Mostra de Cinema de Expressão Alemã de Lisboa cresceu e teve, no ano passado, o seu baptismo de fogo no esplêndido Cinema São Jorge, onde contou com mais de 1000 espectadores. Entretanto, conquistou já um lugar indelével na agenda cinematográfica da cidade de Lisboa: é sempre antes do arranque do Festival Internacional de Cinema de Berlim que é possível ver em Lisboa as mais importantes obras da actual produção cinematográfica de língua alemã.


A abertura da KINO conta, este ano, com a presença de Caroline Link que apresentará pessoalmente o seu mais recente filme, “Im Winter ein Jahr” (Um ano no Inverno). Há anos atrás, a realizadora lamentou que os filmes na Alemanha eram demasiado enfadonhos. “Mas isso realmente já não é o caso”, afirma hoje a realizadora com 44 anos de idade. Na verdade, essa mudança também se deve ao trabalho que Caroline Link, oriunda de Munique, tem vindo a empreender. Os seus filmes tornaram-se sucessos mundiais e a sua última obra, “Lugar Nenhum na África”, foi galardoada com o Óscar para Melhor Filme Estrangeiro.


A selecção dos filmes para a KINO foi feita a pensar tanto nos cinéfilos que pretendem alargar os seus conhecimentos sobre o actual panorama cinematográfico alemão como no público em geral que pretende ver cinema de qualidade. A programação deste ano guia-se assim por dois princípios: os filmes de longa-metragem, pretendem proporcionar a descoberta de algumas obras cativantes, sensíveis e muitas delas algo divertidas; a série de filmes documentários tenciona transmitir informações actuais e dar a conhecer de uma forma sensível fenómenos sociais e de relações inter-humanas. Um panorama retrospectivo muito especial será certamente o filme “Auge in Auge” (De Olhos nos Olhos) que, através de exemplos cinematográficos marcantes, apresenta a história de cem anos de cinema alemão, narrando, ao mesmo tempo, uma história de amor pelo Cinema.




Cinema e cineastas alemãos

“O cinema alemão – o que é realmente?” – a pergunta surge programaticamente logo no início de Auge in Auge – eine deutsche Filmgeschichte/ De Olhos nos Olhos- Uma História do Cinema Alemão de Michael Althen e Hans Helmut Prinzler. “Uma História”, note-se – “esta não é A história do cinema alemão, mas Uma história do cinema alemão”, lê-se na nota de intenções.
Mas uma vez que a pergunta é colocada e que em qualquer caso de história do cinema alemão se trata, vale a pena segui-la. Antologias de imagens e sequências dos primórdios aos nossos dias, Auge in Auge coloca em discurso sobre essa história, ou momentos dessa história, personalidades tão diversas como as dos realizadores Wim Wenders, Dominik Graf, Doris Dörrie, Caroline Link ou Christian Petzold, o argumentista Wolfgang Koolhaase, o director de fotografia Michael Ballhaus ou o actor Hans Zischler. Cada um comenta uma sequência de um filme dessa história que particularmente o marcou: assim Wenders fala de M de Lang, Petzold de Unter den Brücken / Sob as Pontes de Helmut Käutner e Balhaus de uma sequência de Martha de Fassbinder que ele próprio rodou.
Como pequena antologia, Auge in Auge – eine deutsche Filmgeschichte é precioso; não evita as imagens o período nazi e acolhe também outras, a seu tempo proibidas por outro poder totalitário, as do efémero vento de renovação na RDA dos anos 60, de filmes como Spur der Steine/Traços de Pedra de Frank Beyer. Diga-se mesmo que não é sem emoção que se vêm sequências como as do referido Unter den Brücken ou de Abschied von gestern de Alexander Kluge, ou quase fugazmente se entrevê uma cena de Berlin Chamissoplatz de Rudolf Thome.
Com esse procedimento de montagem, há resposta possível, e se sim qual, à pergunta “O cinema alemão – o que é realmente?”


Mais que a síntese importa também a historicidade, e sabemos todos que o cinema alemão foi sobretudo e sobremaneira importante entre 1919 e 1933, e depois, na sequência do Manifesto de Oberhausen (1962), no período do “jovem cinema”, do “junge deutsche Kino”, de facto aberto com Abschied von gestern (1966) e que teve o seu momento simbólico formal, tão importante como o exílio de Fritz Lang em 1933, com a morte de Rainer Werner Fassbinder em 1982.
Contudo, o facto de autores mais recentes como os citados Graf, Dörrie, Link ou Petzold, de resto entre si substancialmente diferentes, comentarem o passado, é um indício não tanto de uma continuidade mas de que “um cinema alemão existe realmente”. Os sucessos internacionais de Goodbye Lenin! de Wolfgang Becker e de A Vida dos Outros de Florian Henckel von Donnersmarck são sintomáticos do interesse por uma História ainda recente, enquanto noutro quadrante, mais eminentemente cinéfilo, tem sido destacada a “nova escola de Berlim”, com autores como Petzold, Thomas Arslan, Ângela Schanelec, Christophe Hochhäusler, Valeska Grisebach, ou outros próximos, como Maria Speth, Stefan Hayn ou Romuald Karmakar.
Que alguns filmes desses autores, como Madonas de Maria Speth e Yella de Christian Petzold tenham tido estreia comercial em Portugal, para passarem fugazmente pelos ecrãs, é sintoma de um quadro de recepção crítica desfasado, o que sem dúvida indicia muito da falta de curiosidade dos próprios críticos, mas também de um elo demasiado distante do público português com o cinema alemão.
“O cinema alemão – o que é realmente”. È o que são os filmes alemães, e os filmes alemães do presente, e nesse sentido também aqueles apresentados neste festival.
Augusto M. Seabra





Calendário



21.01.2009
No Inverno um Ano (Im Winter ein Jahr)
um filme de Caroline Link
com presença da realizadora
no Cinema São Jorge


22.01.2009
Luta de Classes (Klassenkampf)
um filme de Uli Kick
22.01.2009
O Estranho que há em Mim (Das Fremde in mir)
um filme de Emily Atef

23.01.2009
O Coração de Jenin (Das Herz von Jenin)
um filme de Marcus Vetter / Leon Geller

23.01.2009
No Final Chegam os Turistas (Am Ende kommen Touristen)
um filme de Robert Thalheim

24.01.2009
De Olhos nos Olhos – Uma História do Filme Alemão (Auge in Auge)
um filme de Michael Althen/Hans Helmut Prinzler

24.01.2009
Flores de Cerejeira – Hanami (Kirschblüten – Hanami)
um filme de Doris Dörrie

24.01.2009
Absurdistão (Absurdistan)
um filme de Veit Helmer

25.01.2009
Deixem em Paz a Mississipi (Hände weg von Mississipi)
um filme de Detlef Buck

25.01.2009
Depois da Música (Nach der Musik)
um filme de Igor Heitzmann

25.01.2009
Vitus
um filme de Fredi Murer
26.01.2009
Full Metal Village
um filme de Sung-Hyung Cho

26.01.2009
O Nono Dia (Der Neunte Tag)
um filme de Volker Schlöndorff
27.01.2009
De um que partiu... (Von einem der auszog...)
um filme de Marcel Wehn

27.01.2009
Março (März)
um filme de Klaus Händl
28.01.2009
A Piscina das Princesas (Prinzessinnenbad)
um filme de Bettina Blümner

28.01.2009
A Menina (Das Fräulein)
um filme de Andrea Štaka

29.01.2009
Sonbol
um filme de Niko Apel

29.01.2009
Vingança (Revanche)
um filme de Götz Spielmann Cinema São Jorge