3.11.08

O caminho para Guantanamo passa na 3ª feira ( dia 4) na casa-viva

O caminho para Guantanamo, de Michael Winterbottom
v.o. Inglês, com legendas em Português (90')

3ª feira , 4 novembro, às 22h00
Entrada livre

Quando os pais de Asif lhe encontraram uma noiva no Paquistão, ele mais três colegas partiram de imediato de Birmingham para Islamabad. Com tempo, resolveram atravessar a fronteira para ajudar na evacuação do Afeganistão dias antes da invasão Ocidental em 2001. Na confusão da guerra foram capturados pelas forças da Aliança do Norte e vendidos às tropas dos EUA como terroristas.
Entre Janeiro de 2002 e finais de 2004 permaneceram na base militar de Guantanamo, sujeitos a intermináveis interrogatórios, sessões de tortura e isolamento. Quando não mais se poderia justificar as falsas acusações, foram eventualmente libertados com um frio pedido de desculpas e nada mais.

Nesta produção de Michael Winterbottom são reconstituídos todos os passos e peripécias que os famosos Tipton Three tiveram de atravessar na sua longa caminhada de regresso a Inglaterra. O documentário venceu o Urso de Prata no Festival de cinema de Berlim e continua a ser a mais detalhada e controversa analise à violação sistemática de direitos Humanos no notório Camp X-Ray, na Baía de Guantanamo, em Cuba.

Iniciativa e programação:
cinemacomunitario.blogspot.com