21.10.08

DocLisboa 2008 – VI Festival Internacional de Cinema Documental ( 16 a 26 Out.)

http://www.doclisboa.org/noticias.html

http://www.apordoc.org/index.htm?no=1000001

Doclisboa é o único festival de cinema em Portugal exclusivamente dedicado ao documentário.
Em 2007, na sua quinta edição, o doclisboa apostou na capitalização do renovado interesse dos espectadores portugueses pelo documentário e conseguiu trazer às salas da Culturgest, do Cinema Londres e do Cinema São Jorge, um público muito numeroso e entusiasta. O documentário “foi assunto” e criou-se uma nova consciência da sua enorme riqueza, diversidade e potencialidades. O doclisboa apostou também na descoberta de novos territórios, na grande diversidade, e na vitalidade do cinema do real.

Em 2008 o festival tem como principais objectivos:
Mostrar ao público português filmes importantes e multi-premiados internacionalmente que ainda não chegaram às salas de Lisboa;
Permitir uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e de actualidade;
Dar a conhecer de forma mais sistemática a cinematografia de outros países;
Organizar debates que mobilizem o público em torno de filmes importantes e de temas transversais, presentes em várias obras

Quatro dias após o início do VI Festival Festival Internacional de Cinema Documental já foram emitidos 15 mil bilhetes. Os quatro cinemas que este ano acolhem o festival têm exibido documentários de realizadores consagrados: Frederick Wiseman, Avi Mograbi, Daniel Schmidt, Joris Ivens, Krzystof Kieslowski, Bruce Weber ou Jia Zhang-ke.
No festival estão já realizadores de diversos países, que vêm apresentar os seus filmes e debatê-los com o público. Destaque desde já para Frederick Wiseman, que este ano é o realizador homenageado com uma retrospectiva da sua obra e que na quarta-feira, dia 22, às 11h00, no grande auditório da Culturgest Wiseman dará uma lição pública de cinema.


PROGRAMAÇÃO DIÁRIA do FESTIVAL

16 de Outubro - quinta-feira