23.9.08

O documentário «Sociedade do automóvel» vai passar hoje na Casa da Horta (às 21h30), seguido de debate sobre a mobilidade e transportes


No âmbito da semana da mobilidade, e numa iniciativa conjunta do GAIA (grupo de acção e intervenção ambiental) e da Casa da Horta, será projectado, hoje à noite às 21h30 o filme “Sociedade do Automóvel” (duração 40min) seguido de uma tertúlia sobre mobilidade e transportes.

http://casadahorta.pegada.net/entrada/

Casa da Horta, Associação Cultural

Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.




Sinopse do filme:
11 milhões de pessoas, quase 6 milhões de automóveis; um acidente a cada 3 minutos; uma pessoa morta a cada 6 horas; 8 vítimas fatais da poluição por dia.
No lugar da praça, o shopping center; no lugar da calçada, a avenida; no lugar do parque, o estacionamento; em vez de vozes, motores e buzinas.
Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar.
Vidros escuros e fechados evitam o contato humano. Tédio, raiva angústia e solidão na cidade que não pode parar, mas não consegue sair do lugar.

Um vídeo de
Branca Nunes e Thiago Benicchio

http://www.sociedadedoautomovel.cjb.net/