1.9.08

Dicas para os 40.000 professores portugueses lançados no desemprego pelo governo de Sócrates, e que queiram ensinar no Reino Unido e na Irlanda

Texto e Informação útil retirada do blog:
http://www.profblog.org/


Foram mais de 50 mil os candidatos não colocados. Para quem quiser tentar a sorte fora do país, deixo umas dicas sobre como procurar emprego na área da educação, no Reino Unido.

1. Só vale a pena tentar, se for fluente no inglês falado e escrito. Se tiver feito o exame Toefl, o acesso fica muito facilitado. Se tiver o diploma Proficiency também fica com a vida facilitada.

2. Inscreva-se nos websites de oferta de emprego no Reino Unido. Um dos websites com mais ofertas de trabalho na área da educação é o educationjobs: http://www.education-jobs.co.uk/

3. Inscreva-se e envie o seu CV online no website click4teachers: http://www.click4teachers.co.uk/

4. Faça o mesmo no website ESLjobster: http://www.esljosly.co.uk/

5. E num dos maiores portais de oferta de emprego do Reino Unido: http://www.experteer.com/

8. E o eteach: http://www.eteach.cm/
Se a sua vocação para ensinar for superior ao desastre, não desanime. Se fala e escreve fluentemente inglês, lembre-se de que é fácil conseguir uma colocação numa escola inglesa, recorrendo a um destes websites. Se o seu inglês não for forte, ainda está a tempo. Inscreva-se numa boa escola de línguas e faça o exame Toefl. De seguida, concorra a uma das muitas milhares de vagas existentes no Reino Unido.




A Irlanda tem falta de professores e educadores. Se você não ficou colocado e não tem esperanças de o ser por pertencer a um grupo de recrutamento onde há muitos horários zero, pense na possibilidade de concorrer a um lugar de professor na Irlanda. Para além de ir ganhar o dobro, livrar-se-á da burocracia imposta por MLR às escolas e aos professores portugueses. Há dois requisitos que tem de cumprir para concorrer: ter uma licenciatura ou mestrado que dê habilitação profissional para o ensino e ser fluente em Inglês.

Tome nota destas dicas:

1. Vá ao website de oferta de emprego jobs.ie: http://www.jobs.ie/ e escolha uma das 111 ofertas.

5. Procure também em jobsearch: http://www.jobsearch.ie/

6. Não fique parado à espera que apareça uma vaga em Portugal. Se não tiver condições para concorrer a uma vaga de professor na Irlanda, comece a pensar em mudar de profissão.

7. Se o curso que tirou não lhe abre perspectivas de emprego e não quer sair de Portugal, pense na possibilidade de fazer uma reconversão profissional, frequentando um dos muitos cursos de reconversão profissisonal que as Universidades criaram para jovens licenciados sem trabalho.

8. Faça uma pesquisa dos cursos de reconversão profissional nas páginas web das Universidades ou dirija-se à Direcção Geral do Ensino Superior a pedir informações.
9. Se ousar ir ensinar para a Irlanda e for contemplado com um lugar numa escola de Dublin ou de Cork, não pense que vai ficar muito longe de casa. A Ryan Air faz voos para a Irlanda a muito baixo custo. Do Porto, pode fazer a viagem para Dublin por apenas 50 euros. Em algumas alturas do ano, por muito menos. Eu já consegui bilhetes por 10 euros! E lembre-se de que a viagem demora apenas uma hora. No fundo, se você for ensinar para a Irlanda, ficará mais perto de casa do que se for ensinar para o Algarve, tendo casa e família em Bragança.