Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(de Paulo Freire)
A partir do poema de Freire podem-se observar as ideias mais importantes sobre a sua concepção educativa:
1. Mostra e defende uma escola democrática centrada no educando através de uma prática pedagógica.
2. Postula que a comunicação entre cada um dos integrantes é uma necesidade para alcançar a libertad do homem.
3. Reflecte uma filosofía da educação que se perspectiva "pensar como ooprimido".
4. Estabelece uma relação em que o que ensina reconhece que pode aprender com aquele a quem vai ensinar.
5. Todas as pessoas implicadas no processo educativo, educam e são simultaneamente educadas.
6. O método fundamental para educar é o diálogo aberto, tendo em conta as necessidades do indivíduo.
7. O estudante é visto como protagonista do processo de aprendizagem, enquanto que o professor actúa como facilitador.
8. Defende uma perspectiva humanista da educação, em que impera o absoluto respeito pelo ser humano.
Nesta concepção a aprendizagem está no que fazer, pois ensinar não está na pura transferência mecânica de conteúdos que torna o aluno em agente passivo e dócil.
A educação libertadora pproblematiza e desmistifica a realidade.
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(de Paulo Freire)
A partir do poema de Freire podem-se observar as ideias mais importantes sobre a sua concepção educativa:
1. Mostra e defende uma escola democrática centrada no educando através de uma prática pedagógica.
2. Postula que a comunicação entre cada um dos integrantes é uma necesidade para alcançar a libertad do homem.
3. Reflecte uma filosofía da educação que se perspectiva "pensar como ooprimido".
4. Estabelece uma relação em que o que ensina reconhece que pode aprender com aquele a quem vai ensinar.
5. Todas as pessoas implicadas no processo educativo, educam e são simultaneamente educadas.
6. O método fundamental para educar é o diálogo aberto, tendo em conta as necessidades do indivíduo.
7. O estudante é visto como protagonista do processo de aprendizagem, enquanto que o professor actúa como facilitador.
8. Defende uma perspectiva humanista da educação, em que impera o absoluto respeito pelo ser humano.
Nesta concepção a aprendizagem está no que fazer, pois ensinar não está na pura transferência mecânica de conteúdos que torna o aluno em agente passivo e dócil.
A educação libertadora pproblematiza e desmistifica a realidade.