11.7.08

Em busca da revolução ou a encenação da perversão?



A Antena 2 convidou durante dias os seus ouvintes a descerem à Rua Augusta para participarem num suposto happening intitulado «Em Busca da Revolução Perdida» em memória do 25 de Abril.

Numa linguagem aparentemente revolucionária a convocatória da Antena 2 criticava o consumismo que se apoderou da Baixa de Lisboa. Entre outros mimos chegava ao ponto de afirmar que «os polícias controlam para que tudo permaneça como está» acabando com a frase «Pode a revolução ser lembrada numa outra situação incontrolável?».

Poder pode? Acredito até que brevemente o será. No entanto não foi isso que a Antena 2 e o Teatro LIGNA prepararam. Ao contrário da Revolução de Abril, que se transformou num fenómeno incontrolável de criatividade popular fazendo durante meses tremer todos os poderes, o que a Antena 2 e o Teatro LIGNA encenaram foi a antítese disso mesmo.

Durante cerca de uma hora duas centenas de pessoas foram de livre vontade transformadas em robots. Deitaram-se no chão, colaram-se às montras, correram, comeram flores, olharam, fotografaram comandadas pela rádio. Obedeceram a ordens dadas via rádio hipnotizadas por um texto poético e musical de grande qualidade. Ora é aqui que está a perversão.

Um instrumento, neste caso a rádio, transmitindo um texto de grande qualidade poética e musical conseguiu controlar pessoas que obedeceram cegamente ao que lhes foi pedido convencidas que estavam a evocar a Revolução de Abril. O poder da rádio, da poesia e do belo podem servir para controlar pessoas. Todos sabemos que sim. Só que isto é exactamente o contrário do que foi Abril.

Não sejamos ingénuos. Quando a Antena 2 fez a proposta sabia o que pretendia. Pelos vistos pretende repeti-la de novo conforme afirmou o responsável pela iniciativa à RTP. Ora ainda existe muita gente que viveu Abril e muitos que mesmo não o tendo vivido incorporaram o seu espírito de Liberdade.

E talvez essas pessoas apareçam por lá na próxima e talvez a situação se torne então mesmo incontrolável. É que esta ideia passou ontem pela cabeça de muitas pessoas que se sentiram manipuladas e enganadas perante o que estava a acontecer.

Pensem nisto senhores organizadores. Da próxima o tiro pode sair-vos pela culatra. A revolução deixou sementes.