9.6.08

O programa de Junho da Academia Problemática e Obscura ( em Setúbal) é dedicado à Guerra Civil de Espanha

A cooperativa cultural Prima Folia, e a sua Academia Problrmática e Obscura dedicam o mês de Junho à Guerra Civil de Espanha com um ciclo de cinema e colóquios.



Dia 12, às 21:30 horas – Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem do filme, El Laberinto del Fauno, realizado por Guillermo del Toro de 2006, com a duração de 112 minutos.

Sinopse: Na década de 40 na Espanha pós-Guerra Civil, uma menina de dez anos muda-se com a mãe grávida para uma área rural no norte do país. A sua mãe acaba de casar com um oficial fascista. Lá, a menina passa a viver entre um mundo fantástico de sua criação e a dura realidade.

Dia 13, às 20:00 horas – Jantar Cultural do Ciclo da Guerra Civil Espanhola, O Fascismo e o Estado Novo, pelo Fernando Rosas.

Dia 19, às 21:30 horas – Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem do filme, Libertárias, realizado por Vicente Aranda de 1996, com a duração de 125 minutos.

Sinopse: Em Julho de 1936 o exército espanhol amotina-se contra o governo da república. Desencadeia-se um grande movimento revolucionário contra os golpistas militares. A população mobiliza-se com a CNT à frente. Um grupo de mulheres oferece-se para avançar para a frente, e reivindicam um posto igual ao dos homens.

Dia 20, às 21:30 horas – Jantar Cultural do Ciclo da Guerra Civil Espanhola, Guerra Civil Espanhola, pelo João Madeira.

Dia 26, às 21:30 horas – Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem do filme, Tierra y Libertad, realizado por Ken Loach de 1995, com a duração de 110 minutos.
Sinopse: Um jovem comunista inglês viaja até à Península Ibérica e une-se a um grupo de milicianos para lutar contra o franquismo nos tempos da Guerra Civil Espanhola.

Dia 27, às 20:00 horas – Ciclo da Guerra Civil Espanhola, Os Portugueses na Guerra Civil de Espanha, pelo Luís Farinha.

De um lado e de outro da fronteira era o mesmo o combate contra o fascismo que isolava a Ibéria do resto do mundo democrático. Republicanos, anarquistas, militares, comunistas partiram para a Guerra de Espanha com a mesma vontade e a mesma força com que combatiam a Ditadura de Salazar. Eram dois destinos paralelos, Portugal e Espanha. Receosos do futuro, os homens tinham abdicado da Liberdade para garantir a segurança, subvertendo a ordem constitucional e implantando uma Ditadura por iniciativa do Exército. A vitória dos Republicanos espanhóis seria também a vitória da República em Portugal. Por isso muitos opositores portugueses se juntaram aos combatentes da Democracia e da Liberdade em Espanha.

A confirmar dia ? - Passagem do documentário Spanish Earth por Joris Ivens de 1937 com a voz off de Ernest Hemingway, filmado em plena Guerra Civil, , mostra o dia a dia das gentes e a sua luta pela sobrevivência e pelos seus ideais.



http://www.primafolia.blogspot.com/



Contactos
Morada:
Rua Deputado Henrique Cardoso nº30/34
2900 Setúbal

Telemóvel:
963883143

E-mail:
primafolia@gmail.com