14.5.08

Workshop Butoh

BUTOH
Criado no Japão por Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata no final dos anos 50, o Butoh evoluiu como uma arte radical e continua a ser uma das correntes com maior vitalidade no panorama artístico contemporâneo, com uma influência crescente nas artes performativas ocidentais.Para lá da sua especificidade japonesa, o Butoh tem um conteúdo universal que, mais do que uma técnica formal ou estilo académico, tende a articular a linguagem do corpo como um todo, originando expressões diferentes segundo cada indivíduo e cada cultura. Assim, aliando a lentidão a um rigor físico, o Butoh é informal, pessoal e livre.
O workshop consistirá numa breve apresentação dos princípios fundamentais do movimento Butoh: origem e contexto histórico, estética, processo criativo e influências ocidentais.


INSCRIÇÕES ATÉ 16 DE MAIO
DURAÇÃO 20 Horas

23 [18h - 22h]
24 [10h-13h e 14h-19h]
25 [10h-13h e 14h-19h] Maio 2008
Local - Esmae - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo
Rua da Alegria 503 Porto


FORMADORA - MARIA REIS LIMA
Mestre em Dança pela Universidade de Paris IV-Sorbonne. Estudou diversas técnicas de Dança Moderna, Afro-Brasileira e Butoh na Europa, E.U.A. e Japão, onde realizou um estudo aprofundado de dança Butoh com o mestre Kazuo Ohno e estudou teatro Nô nas escolas Kanze e Kita. Pratica Kinomichi, A Via da Energia, desde 1987 com o mestre Masamichi Noro, no Centro Internacional de Paris. Tem exercido a sua actividade no país e no estrangeiro como intérprete, coreógrafa, docente e investigadora.

Informações
www.associacaopele.blogspot.coM
pele.associacao@gmail.com
tlm: 916815189 / 965756360





PELE - NÚCLEO DE TEATRO FÓRUM

O Teatro-Fórum surgiu no Brasil nos anos 60 pela mão do teatrólogo Augusto Boal e é uma das técnicas de um método mais alargado designado por Teatro do Oprimido.

Este método sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais com o objectivo da desmecanização física e intelectual dos participantes permitindo o “ensaio” de alternativas para situações da vida quotidiana, neste caso situações ligadas com a vivência da sexualidade dos adolescentes. Desta forma, o TO procura criar condições práticas para que o indivíduo se aproprie dos meios de produzir teatro ampliando as suas possibilidades de expressão. Uma característica fundamental do TO é estabelecer uma comunicação directa, activa e participada entre espectadores e actores. Boal fala mesmo do “espect-actor”, remetendo para a ideia de o individuo poder alternar entre fases de espectador da acção e de actor dessa mesma acção “exercitando-se para a acção na vida real e tomando conhecimento das possíveis consequências das suas acções”.

Esta é uma das ferramentas de intervenção privilegiadas da PELE, nomeadamente através do seu Núcleo de Teatro Fórum.