19.4.08

À procura dos estudantes portugueses que foram presos em 1960 por terem brindado à liberdade! (acerca da origem da Amnistia Internacional)

Em 1960 , um advogado britânico , Peter Benenson , leu num jornal , enquanto ia para o trabalho , que dois estudantes portugueses tinham sido presos . Uma ocorrência bastante comum , mas quando Benenson continuou a ler , mal conseguiu acreditar no que os seus olhos viam : os estudantes tinham sido presos e condenados a sete anos de prisão . Porquê ? Por terem brindado à liberdade , num restaurante .

Esta história tocou bem fundo o advogado que já estava consciente das injustiças que ocorriam no mundo inteiro . Pensou organizar uma campanha que teria a duração de apenas um ano . Dar-lhe –ia o nome de “Apelo para a Amnistia 1961” e seria a favor de todos os prisioneiros que estavam na prisão devido às suas convicções religiosas , opinões políticas , sexo e raça ( prisioneiros de consciência ) . Queria ajudar os que estavam presos sem um julgamento justo e aqueles que enfrentavam a pena de morte . Num ano era possível fazer muita coisa .

Peter Benenson encontrou o seu amigo Eric Baker e , juntos , discutiram a ideia com entusiasmo . Assim , no domingo , 28 de Maio de 1961 , Benenson publicou um artigo no jornal The Observer , que se destinava a pôr em acção todo o movimento . Chamava-se “ Os prisioneiros esquecidos “ e , no mesmo dia , foi publicado um artigo similar no jornal francês Le monde . O “Apelo para a Amnistia 1961” estava lançado .
Num curto espaço de tempo recebeu milhares de respostas . Assim nasceu uma Organização Mundial , independente e imparcial que se preocupa apenas com a defesa e promoção dos Direitos Humanos .
Como símbolo da luta da Amnistia , para manter a luz da esperança a brilhar num mundo de injustiça , Peter Benenson escolheu uma vela a arder rodeada de arame farpado e adoptou uma celebre frase de Voltaire que diz “ Mesmo que não concorde com o que dizes lutarei para que o possas dizer “ .
Passados mais de 40 anos a Amnistia Internacional é a maior organização voluntária que trabalha em prol dos Direitos Humanos .

Para ler o histórico artigo publicado no jornal Obsever que esteve na origem da Amnistia Internacional: clicar aqui



À procura dos estudantes portugueses de 1960 que foram presos por terem brindado à liberdade!

O grupo local de La Coruña vai fazer 20 anos e está a organizar um evento de celebração. Para isso teve a ideia de convidar os estudantes que brindaram à liberdade num restaurante de Lisboa e foram condenados a 7 anos de prisão.
Recorde-se que este acto do governo português sensibilizou um advogado em Inglaterra que deu início a um movimento de solidariedade mundial pela libertação desses estudantes. Esta acção foi o mote que daria início à Amnistia Internacional.

Se alguém tiver alguma informação a respeito destas pessoas, por favor contacte o grupo local 6 do Porto.

Veja o vídeo desta história



http://aiporto.blogspot.com/


COMO CONTACTAR A AI PORTO

Para qualquer informação relativa à AI PORTO, contacta:
Virgínia Silva ou Raquel Barbosa através de:
amnistia-internacional-porto@googlegroups.com

ou 967800269/912447428