26.4.08

Ecopista unirá Galiza e Portugal (33 km entre Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Laza) e amanhã abre o percurso pedestre de Tresminas


Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Laza, na Galiza, vão ficar unidas através de uma ecopista com 33 quilómetros, um projecto que vai aproveitar parte da desactivada Linha do Corgo.

A ecopista aproveita o ramal ferroviário do Corgo entre Vila Pouca de Aguiar e Chaves, estendendo-se depois pela margem do rio Tâmega até Laza.
Ao longo da via serão instalados equipamentos de apoio, nomeadamente estacionamento para bicicletas e infra-estruturas sanitárias, prevendo-se ainda a recuperação e adaptação de estações, apeadeiros ou pontes e a aquisição de equipamento de apoio virtual, como audioguias e sistemas de GPS.


Note-se que hoje já existe uma ciclovia entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas de 6 Km, tendo uma grande frequência e adesão da população



Rede Municipal de Percursos de Vila Pouca de Aguiar


A Rede Municipal de Percursos de Vila Pouca de Aguiar inclui 14 percursos pedestres de pequena rota (PR), um percurso pedestre de grande rota (GR), um percurso equestre (PE) e um percurso cicloturístico (PC), completando a mais extensa rede de trilhos sinalizados, a nível nacional. Com esta infra-estrutura, pretende-se fomentar o conhecimento do território e a valorização dos recursos naturais e sócio-culturais, promovendo, simultaneamente, a conservação do património viário tradicional.




Aprentação do Percurso pedestre das Minas de Tresminas ( Vila Pouca de Aguiar)


Na Festa da Primavera – Culto da Deusa Romana Nabiae

Apresentação de Percurso Pedestre Ecológico

Junto ao Complexo Mineiro de Tresminas


No dia 27 de Abril de 2008 será feita a inauguração de um percurso pedestre guiado no Complexo Mineiro Romano de Tresminas, concelho de Vila Pouca de Aguiar, num vale de elevada beleza paisagística, no fundo do qual se localiza a pitoresca aldeia de Ribeirinha.
O percurso intitula-se “Natureza e História dos Romanos em Tresminas” e procura dar a conhecer aos visitantes o rico património arqueológico, paisagístico e biológico que actualmente observamos e o que existiu no tempo da ocupação romana. Biólogos e arqueólogos procurarão mostrar-lhe, não só o interior das galerias, como toda a zona envolvente de uma forma diferente, chamando a atenção para pormenores que normalmente nos passam ao lado.

A data escolhida tem em conta o mês em que os romanos celebravam a Primavera e faziam o culto à Deusa Nabiae. Esta era a deusa mais importante no norte da Lusitânia e fertilizadora da natureza, das águas, das fontes, dos rios e dos bosques.

O culto de Nabia é actualmente relacionado com “região afundada entre montanhas”, podendo estar ligado à mineração, especialmente porque uma das inscrições de Três Minas, local de “covas entre montes”, por excelência, é dedicada a Nabiae.

O passeio guiado inicia-se às 10h no parque de estacionamento das minas romanas. Os primeiros três km no sentido descendente, permitem a visita a uma das Cortas e Galerias, e culminam na aldeia de Ribeirinha para um piquenique de confraternização; segue-se a segunda parte do percurso no sentido ascendente, depois do almoço, para visita a outra das Cortas, de regresso ao início do percurso.

A participação no passeio é gratuita e o piquenique campestre, às 13H, na aldeia de Ribeirinha, terá o valor de 10 euros. As inscrições estão abertas até ao dia 24 de Abril, através dos números 936076979 (Duarte Marques) ou 259433146 / 918120257 (Clara Espírito Santo e Sandro Freitas).


Tema: Festa da Primavera – Culto da Deusa Romana Nabiae
Local: Minas Romanas em Tresminas, concelho de Vila Pouca de Aguiar
Data: Domingo, 27 de Abril de 2008