15.3.08

Os 50 anos de vida literária de Ana Hatherly (mostra documental evocativa na BNP de 3 a 31 de Março)


Poetisa, ensaísta e professora, Ana Maria Hatherly interessou-se fundamentalmente pela expressão poética ligada às artes visuais, a chamada Poesia Experimental, de que é um dos principais expoentes, ao lado de Melo e Castro. Com apurada formação musical, adquirida em Portugal e no estrangeiro, fez crítica musical e estudou arte cinematográfica. A sua multiplicidade de interesses culturais levou-a a uma convivência com diversas tertúlias intelectuais



A mostra documental, patente de 3 e 31 de Março, na Sala de Referência na Biblioteca Nacional em Lisboa, apresenta ao público exemplares significativos das obras impressas de Ana Hatherly e também documentos do seu espólio, que se encontra à guarda desta instituição, no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC).


A realização da mostra, em quatro expositores, implicou um significativo esforço de selecção dos materiais que permitem espelhar a diversidade de áreas em que a autora se distingue: poesia, ficção, ensaio, tradução e pintura. Também são abrangidas as áreas de música, seu domínio artístico inicial e que estudou durante bastante tempo, e cinema, que estudou em Inglaterra e que lhe permitiu a realização de alguns filmes e a docência desta disciplina.


O primeiro núcleo mostra exemplares das obras mais representativas da sua obra poética inicial (ex. As aparências, de 1958) e ecos da recepção inicial da sua obra literária. Curiosamente, a primeira foi uma carta de Fernando Lopes Graça sobre o livro editado a que se juntam outras de Jacinto do Prado Coelho, Nelly Novaes Coelho, Angel Crespo, entre outras personalidades. É ainda exposto um estudo para uma capa, ilustrativo da sua aptidão para esta área artística.
O segundo núcleo é inteiramente dedicada à poesia experimental, género em que a autora se inscreve como uma das mais destacadas teorizadoras e críticas, juntamente com E. M. Melo de Castro, Herberto Hélder e António Aragão, organizadores dos dois cadernos antológicos de Poesia Experimental (de 1964 e 1966). Cartas de Mário Cesariny, Augusto de Campos, Dick Higgins, entre outros, são mostradas aqui.


A obra em prosa – e particularmente O Mestre – é representada, no terceiro núcleo, por diversas edições deste título, o manuscrito de “68 Sonhos”, incluído em Anacrusa, e vários testemunhos da recepção pública e crítica da sua obra (cartas de Maria Alzira Seixo, Ângelo de Sousa e Gillo Dorfles). Capas de obras traduzidas pela escritora indiciam também esta sua faceta literária.


A peça central do último núcleo é um ‘álbum de autógrafos’ - pertença do avô de Ana Hatherly, Cândido da Rocha Pereira (1865-1920) – que nele recolheu múltiplos testemunhos do seu tempo, destacando-se o fragmento de um autógrafo de Guerra Junqueiro. Esta recolha prosseguiu-a a autora, entre 1956 e 2001, junto do seu círculo de amizades e afinidades, juntando depoimentos de inúmeras personalidades da vida literária e artística do séc. XX em Portugal. Exemplares de 1909 do Jornal de Vianna, fundado e dirigido por Cândido da Rocha Pereira, diplomas (onde se encontra o da “London International Film School”, de 1975), prémios e distinções recebidos pela obra artística e literária, de que se destaca a Medalha de Mérito Linguístico e Filológico Oskar Nobiling, atribuída pela Sociedade Brasileira de Língua e Literatura, em 1978, ilustram o seu percurso e as suas raízes.


Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa e doutorada em Estudos Hispânicos pela Universidade de Berkley (Califórnia), membro fundador do PEN Clube Português (de que foi vice-presidente durante 10 anos e presidente entre 1992-1994), Ana Hatherly exerceu múltiplos cargos em associações literárias, revistas e instituições ligadas à literatura nas suas múltiplas formas, destacando-se ainda os seus estudos sobre o barroco (A Experiência do Prodígio conheceu várias edições e encontra-se esgotado). A par desta carreira literária Ana Hatherly tem, desde os anos 60, uma carreira de artista plástica, com um extenso número de exposições individuais e colectivas e com obras suas incluídas nas colecções dos principais museus portugueses e colecções particulares.



Sobre a escritora, mais info: