21.2.08

Exposição-encontro com músicas sob o tema da Fronteira (23 de Fev., ao longo de todo o dia, no espaço 555, Porto)

FRONTEIRA

“limite, extremo que separa dois países; linha de demarcação entre duas frentes; limite, fim, baliza;”


O encontro e exposição que aqui se propõem pretendem mostrar diferentes projectos que desenvolvem trabalho fomentando, entre outros, uma reflexão sobre a noção de “fronteira”.

As fronteiras podem assumir características diversas, visíveis ou invisíveis, e a maneira como o homem as compreende e se relaciona com elas é complexa. Os projectos envolvidos nesta iniciativa, “Cidade de Abrigo” dos ASFP e grupo M.I.R.A., “Frontiers” do grupo artístico Gold Extra, “Uma terra sem gente para gente sem terra” exposição de Nuno Coelho e “Pisar a Linha” análise comentada de Adam Kershaw visam a reflexão sobre esta problemática. É a partir da exposição dos seus trabalhos e pontos de vista que esperamos sensibilizar e envolver mais pessoas em torno desta e de outras questões relativas, para um papel social mais consciente e activo do indivíduo.


www.almada555.com


CIDADE DE ABRIGO


EXPOSIÇÃO DAS PROPOSTAS RECEBIDAS NO CONCURSO DE IDEIAS INTERNACIONAL
SÁBADO 23 FEVEREIRO 2008 15:30


A.S.F.P. - Arquitectos sem Fronteiras Portugal

M.I.R.A. - Migration Interface for Reflexion and Activism


O contexto de pós modernidade traz ao espaço urbano uma profunda crise de identificação. Os antigos paradigmas de análise e compreensão de sociedade e cidade tradicionais não mais servem ao estudo e investigação dos actuais fenómenos urbanos. Estes aumentam em dispersão, variedade e multiplicidade. Longe da rendição à impossibilidade de manejar tal complexidade, este projecto pretende ser uma plataforma de confluência do pensamento sobre espaço físico e social, concretamente no que respeita aos fenómenos associados à migração e exclusão social. Na primeira tentativa de aproximação abriu-se o caminho à reflexão, à observação dos fenómenos sociais e urbanos, através do estímulo à intervenção aberta em contextos reais formulados em quatro casos de estudo. Do concurso internacional de ideias Cidade de Abrigo/Hosting City resulta agora uma exposição pública, uma mostra das propostas de cada participante de onde salta a complexidade na abordagem geral de que cada um toma para si como ponto de partida. Diversas formulações do conceito de problema, metodologias e a variedade do conceito de solução convertem para uma mostra também ela múltipla e diversa.


www.mi-ra.in/hostingcity

-----------------------------------------------------------------------


PISAR A LINHA


ANÁLISE DE ADAM KERSHAW


SÁBADO 23 FEVEREIRO 2008 18:00


Hoje poucas guerras são travadas por questões territoriais, mas o conflito entre Israel e os territórios Palestinianos parece conter todas as causas tradicionais de conflito: religiosas, económicas, culturais e um sentido de justificação histórica. Este tipo de luta habitualmente não tem um "meio termo", sem espaço para um compromisso quando as duas partes lutam por aquilo que julgam ser como o seu absoluto e inegável direito. Os posters gráficos realizados por Nuno Coelho para a sua exposição "Uma Terra Sem Gente para Gente Sem Terra" pretendem criar um discurso visual com o espectador, simplificando a história complexa da região para uma forma mais acessível, quase infantil. Através do uso de técnicas simples, como colorir mapas, podemos localizar a fonte e o trajecto do conflito. Acompanhando os gráficos criados por Nuno Coelho, Adam Kershaw tentará analisar o conflito do ponto de vista das fronteiras, tendo como referência a sua própria experiência na Cisjordânia em 2006, e discutir o actual conflito e a decisão tomada por Israel de construir uma "barreira de separação definitiva" em vez de uma fronteira legítima.

-------------------------------------------------------------------------------

SIMONAL BIÉ & CONVIDADOS


SÁBADO 23 FEVEREIRO 2008 22:00


Nascido em Maputo, Moçambique, Simonal é um etnomusicologista, especializado em instrumentos tradicionais moçambicanos. Para além deste género, colabora igualmente com vários músicos/produtores de outros estilos, tendo participado na criação de projectos como Tchkare Kanyembe, Maty, entre outros.


www.myspace.com/simonalbie

---------------------------------------------------------------------------


ATHLETIC COCKTAIL (DJ/VJ SET)


SÁBADO 23 FEVEREIRO 2008 24:00


Alejandra Pinggera vem da Suíça, mas tem raízes mexicanas e argentinas. Mulher de negócios e designer de palco, estudou na Business School de Zurique, Schule fuer Gestaltung Basel, na Suíça, e na Academy for Scenekunst, na Noruega. Alejandra trabalhou igualmente para o Teatro Nacional de Oslo, no Festival Ibsen, com uma instalação audiovisual intitulada «INBETWEEN», em 2006. Também trabalhou com o Hotel Pro Forma como artista de vídeo para a performance «Sand child» , na Dinamarca, e para o filme «fra Sor» presente no Festival de Cinema Norueguês, sendo ainda responsável por instalações de vídeo e pelas festas de abertura e encerramento. Em complemento, trabalhou em diversos projectos de arte independentes.
Desde o encontro na Academy for Scenekunst, Alejandra Pinggera e Filipe Canha iniciaram juntos um trabalho em termos conceptuais traduzido em várias performances de palco, instalações e projectos: a performance «no meat to chew», em 2006 - Noruega; a instalação de vídeo «Umen» com Bernardo Vercelli, em 2006 - Noruega; a performance «Mr. EggMan», em 2007.
Filipe Canha é um artista de performance com estudos em ballett clássico, dança moderna, dança contemporânea e interpretação teatral. Completou o seu curso universitário na Academy for Scenekunst, na Noruega, e realizou um intercâmbio na Concordia University, em Montreal, Quebec, Canadá, em coreografia, no qual resultou uma profunda investigação para os seus estudos conceptuais. Enquanto criador, desenvolveu e coreografou as seguintes performances: «asphyxia», em 2006; «The words, the truthful words are mute.», em 2006; «...anonymously, women.», em 2007, «none metalayer», em 2007, Canadá.
Sónia Carvalho é oriunda de Portugal. Esta artista direccionou o seu estudo universitário para a ESAD, nas Caldas da Rainha. Paralelamente, ingressou no programa ERASMUS no departamento de Belas Artes de Madrid, Espanha. Sónia Carvalho realiza exposições desde 2000 e, em complemento, trabalha com a galeria de arte contemporânea Galeria Plumba, no Porto. O seu trabalho provém de uma mistura entre performance, pintura, vídeo-arte e instalação, sendo ainda que nem a música é esquecida. Há três anos atrás, Sónia Carvalho esteve envolvida num projecto de DJ/VJ chamado GIRLS ON GOMMA, realizado por um colectivo de seis raparigas, no Porto, cujo som se aproximava dos beats anos 80 e electroclash.
O propósito destes três artistas é criar uma pista de dança interdisciplinar, na qual se fundem efeitos visuais e arte performativa com beats africanos, grime e sons de hip hop. Explorando diferentes desportos, as personagens dos Athletic Cocktail são infuenciadas pela cultura street wear, vivendo com vibrações cómicas e positivas... mas a diversão tem que ser organizada!


www.myspace.com/athleticcocktail

----------------------------------------------------------------------------


ANTÓNIO SERGINHO DIZ EI! BOM DIA!


SÁBADO 23 FEVEREIRO 2008 02:00


O aguardado regresso ao 555 de António Serginho, a afamada marimba dos inigualáveis Tchakare Kanyembe. Desta feita atrás dos decks, cabe a este artista de vulto encerrar esta nobre noite. A não perder!


www.myspace.com/antonioserginho