5.11.07

Campanha de solidariedade com a advogada russa Irina Kodzoeva

http://www.memo.ru/eng/memhrc/texts/5report9.shtml


A advogada Irina Kodzoeva de Vladikavkaz (República do Daguestão) está a ser alvo de um processo criminal pelo Tribunal da Federação Russa. Esta advogada tem-se batido contra um sistema judicial que legitima a produção de falsas acusações e funciona na base de torturas e corrupção, defendendo todos os marginalizados sem olhar a nacionalidades.

Irina Kodzoeva trabalha na região de conflito entre a Rússia e a Tchetchénia onde os advogados se habituaram a ver os seus clientes ser condenados na base de processos fabricadas por investigadores que recorrem à tortura e à humilhação física e psíquica.

Agora é ela que enfrenta uma falsa acusação. Por se ter empenhado na defesa de um cliente e ter insistido em presenciar o seu interrogatório e por ter denunciado uma agressão de que foi vitima. Um grupo de advogados a trabalhar na zona do Cáucaso Setentrional, Tchetchénia e Daguestão lançou um apelo pedindo o fim da perseguição a Irina Kodzoeva. (ler abaixo)

É importante lembrar às embaixadas e consulados da Federação Russa que Irina Kodzoeva não está sozinha. Nós conhecemos a sua história e exigimos o fim das perseguições e o respeito pelos Direitos Humanos.


Endereços de embaixadas e consulados:

Embaixada da Rússia em Portugal
mail@embaixadarussia.pt


Consulado da Rússia em Lisboa
liconsul@mail.ptprime.pt


Consulado Honorário da Rússia em Portugal
n.gama@ngqdl.com



Embaixada da Rússia no Brasil
emb@embrus.brte.com.br


Consulados da Rússia no Brasil
consulado.russia@radnet.com.br