7.10.07

Ainda sabemos escrever? - tema a debater na Cooperativa Árvore no Porto ( 8 de Out. às 21h)

"Ainda sabemos escrever?" é o título do debate público que o Sindicato dos Jornalistas (SJ) promove amanhã, dia 8 de Outubro, pelas 21 horas, no auditório da Cooperativa Árvore, no Porto, no âmbito do ciclo "Conferências de Outono".

Com intervenções de Mário Cláudio, escritor - que acaba de ser agraciado com o Prémio Pen Clube pelo seu romance Camilo Broca - e docente da Universidade do Porto; Pedro Olavo Simões, jornalista no "Jornal de Notícias" e bloguer no "Fonte das Virtudes"; e José Mário Costa, responsável pelo sítio Ciberdúvidas, este será um encontro especialmente destinado a jornalistas, estudantes e professores da área do Jornalismo e das Ciências da Comunicação, mas também aberto ao público em geral.

Numa altura em que todos os dias somos inundados por novas tecnologias e novas plataformas capazes de vulgarizar os espaços destinados à escrita, é da maior relevância suscitar o debate a propósito da qualidade do que escrevem e como escrevem os jornalistas.

O ciclo "Conferências de Outono" realiza-se no Porto, às segundas-feiras, durante o mês de Outubro. Em Lisboa, decorrerá uma iniciativa similar em todas as quartas-feiras do mês de Novembro.

Próximas sessões no Porto

- 15.OUT - "Não te rias que é pior: Humor, Jornalismo e Política" ? Intervenções de Manuel António Pina (jornalista e escritor), Carlos Romero (jornalista) e José Manuel Ribeiro (jornalista em "O Jogo" e autor do cartune "Sistema ao Quadrado" neste diário).

- 22.OUT - "Vamos acabar no Museu? O futuro do jornalismo" ? Intervenções de Luís Humberto Marcos (antigo jornalista, director do Museu da Imprensa), Miguel Carvalho (jornalista na "Visão") e Jorge Fiel (jornalista no "Expresso").

- 29.OUT - "Ainda podemos escrever? - Incidências do Estatuto do Jornalista e das Novas Leis Penais" ? Intervenções de Rui Pereira (jornalista e docente da Universidade do Porto), António Arnaldo Mesquita (jornalista no "Público) e Horácio Serra Pereira (advogado, chefe do Gabinete Jurídico do Sindicato dos Jornalistas).

Lisboa acolhe conferências em Novembro

As Conferências de Lisboa, cujo programa detalhado será divulgado em breve, abordarão os seguintes temas:

- "Do caso Casa Pia ao caso Maddie - Jornalismo sob suspeita: Comunicação Social e Justiça"

- "Jornalismo, Ciência e Ambiente - Informar para uma cidadania activa"

- "O Jornalismo tem sexo? - A Comunicação Social Perante as Questões de Género"

- "Novas Tecnologias - Instrumento Para Uma Nova Ordem da Comunicação".



http://www.jornalistas.online.pt/