19.9.07

Artes da lua d'outono (21,22 e 23 Setembro, em Coimbra) - para celebrar o equinócio

Para celebrar o equinócio
ARTES da LUA d'OUTONO
Iniciativa do Colectivo Germinal
Local: Praça da Canção ( em Coimbra)
A Praça da Canção em Coimbra é o local também conhecido por Choupalinho. Situa-se na margem do rio Mondego, ao lado da ponte Santa Clara



Artes da lua d’outono é um encontro animado por grupos, colectivos e indivíduos do espaço alternativo que propõem fazer desta iniciativa uma afirmação da sua cidadania. A festa da liberdade, da individualidade da fraternidade, interveniente na arte, na criação, no debate, na acção.

Perante a degradação crescente do equilíbrio ambiental e social, só a evolução urgente de comportamentos, hábitos e atitudes que tragam uma alteração positiva e profunda na relação entre indivíduos, a sociedade e a Mãe-Terra pode assegurar a sobrevivência da espécie humana.
Vemos que nos anos recentes se desenvolveu na sociedade a influência de vivências alternativas que tem crescido em número e articulação. Diferentes experiências, organizações e eventos têm contribuído para uma maior visibilidade e capacidade de intervenção. Novas opções estão disponíveis, mais e maiores áreas da nossa vida podem ser saboreadas e construídas, livres dos preconceitos e mercantilismos predominantes.

Este vai ser um encontro centrado na temática da Educação Alternativa mas com carácter multidimensional aberto à diversidade da vossas contribuições. Estão convidados a juntarem-se a nós com a vossa arte, com a vossa iniciativa, com os vossos trabalhos, com a vossa magia e com a vossa energia para juntos fazermos deste evento uma convergência dinâmica de novas formas de se viver.

Grupo de projecto artes da lua d'outono
artes@luadoutono.pegada.net
Apartado 6033, 3040-005 Coimbra




Colectivo Germinal - Associação Cultural

O Colectivo Germinal nasceu da iniciativa de um conjunto de activistas interessados em criar uma plataforma legal para ampliar e formalizar a sua intervenção social.
Legalizado como Associação Cultural em 2002, o Germinal tem a sede no Concelho da Lousã.
Entre os membros contam-se artesãos, agricultores, artistas plásticos e perfomativos, estudantes, professores, terapeutas, pessoas para quem a sua vertente de animação social e cultural é um prolongamento natural da forma como organizam e vivem o seu quotidiano.
No decorrer da sua existência o Colectivo Germinal tem acolhido e promovido iniciativas que procuram melhorar a qualidade de vida, protegendo a Natureza e a Mãe-Terra, questionando o consumismo e o mercantilismo, promovendo a organização em rede de cidadãos, grupos, associações. Actualmente o Germinal desenvolve em parceria Acções de Reflorestação centradas na região do rio Côa e está empenhado na realização do artes da lua d'outono, sendo-lhe particularmente importante a área do Encontro de Educação Alternativa, pela importância que o tema assume na procura de um equilíbrio sustentável no desenvolvimento social. Igualmente tem vindo a intervir em questões relacionadas com a protecção da floresta e animação cultural na zona onde está sedeado e na Região Centro, apoiando individual e enquanto Colectivo a realização do Ecotopia.


PROGRAMA
Sexta Feira, 21 de Setembro

17h - Bodypainting para crianças e adultos com a Magda e o Sérgio
17h- Debate sobre os Transgénicos com Gualter do GAIA
18h - Espectáculo de animação de teatro - Tostamista
22h - Concerto com Mário Morais e Sandra Peres


Sábado, 22 de Setembro

10h - Didgeridoo para iniciados e médios (trazer instrumento) - Ricardo Lopes
11h- Aula de Percussão com Antoine Piquard (trazer instrumento)
12h - Qigong
15h - Aula de Percussão com Humberto (trazer instrumento)
15.30h - Aula de matemática para crianças
17h- Oficina de demonstração de couro com Antoine Piquard
17h- Debate sobre Motivações e limites da desobediência civil e não-violência
18h - Encontros do Umbigo - Miguel Bento
19.30h - Co'mover-se - massagem, toque - Fátima Marques
22h - CANTO LOGO ESPANTO - Encerrado para obras
23h - Concerto Didgeridoo: Ricardo Lopes
24h - CELEBRAÇÃO DO EQUINÓCIO: Circulo de percussão com Kula

Domingo, 23 de Setembro

10h- Construir instrumentos musicais com material reciclado - Ricardo Lopes
11h- Dança indiana com a Erika
11h- Aula de Percussão com Antoine Piquard (trazer instrumento)
15h - Clube do riso de Coimbra
16h- Rede de Comunidades rurais e urbanas: Projecto UnificAção
16h - Aula de Percussão com Humberto (trazer instrumento)
16h - Animação infantil - Espectáculo de magia e pinturas faciais com a Karyna
17h - Concerto - OCO - Seres do vento
21h - Preachy Boys - banda punk de Coimbra
22h - Concerto a confirmar


Encontro de (e sobre a) Educação Alternativa

A escolaridade obrigatória foi instituída com a finalidade de acabar com o trabalho infantil. Mas o que começou como boa intenção acabou por tornar os pais dependentes dum sistema educativo que não se adapta ao individualismo dos nossos pequenos mestres. Um sistema que fez com que nós, pais, perdêssemos a fé na capacidade de educar os nossos filhos, ao ponto de muitos de nós se acharem incompetentes. Um sistema que nos quer fazer querer que nem sequer temos o direito de escolher o que, e como, os nossos filhos aprendem. É de admirar que eles se transformem em pessoas que nos são estranhas, cujo comportamento nos choca? E que nos sintamos culpados por isso?

A tentativa do governo para acabar com o trabalho infantil merece a nossa gratidão. Mas não só continua a haver crianças neste país que são obrigadas a ajudar a sustentar as suas famílias, como o tema do insucesso escolar é um assunto muito preocupante. Há cada vez mais pais com capacidade e vontade de alterar pelo menos esta última situação, e se mostrarmos a esses pais pelo menos algumas opções como fazê-lo, não só estamos a contribuir de forma positiva com o sistema, como acima de tudo estamos a contribuir para a chegada de uma geração com integridade e diversidade de pensamento para abordar os desafios que o nosso país encara: os nossos filhos.

Inserido neste evento de temas diversos haverá uma área dedicada à educação alternativa, será um dome (espécie de tenda) com 9 metros de diâmetro.
Neste espaço queremos dar a conhecer aos visitantes as opções de educação existentes neste país, o que são e a forma como tornar a escolha de uma dessas opções uma realidade.
Durante os três dias vamos ter um programa com palestras oferecidas por entidades relacionados com este tema, incluindo reuniões de pais para incentivar a criação de projectos de escolas alternativas que possam começar a funcionar após o evento e actividades ludo-didácticas para pais e filhos experimentarem diferentes formas de aprendizagem.


http://luadoutono.pegada.net/