6.8.07

O nº 23 da revista Utopia já está nas livrarias

Logo da revista anarquista de cultura e intervenção


Já está disponível, e à venda nas livrarias e nos locais habituais, o nº 23 (relativo ao semestre de Janeiro a Junho de 2007) da revista Utopia, que se define «como revista anarquista de cultura e intervenção, o que significa do património histórico das ideias e do movimento anarquista, ainda que à luz de um pensamento próprio, activo e actual, e no respeito face a outras interpretações desse património».

O tema principal desta edição é a educação com um texto inicial onde se pode ler o seguinte:

«Quando as escolas funcionam como “fiéis depositárias” de rebanhos de jovens, que estão ali como poderiam estar noutro sítio qualquer, enquanto os pais são também eles rebanhos numa qualquer fábrica ou empresa, é porque algo vai mal. Será apenas a educação ou todo um modelo de sociedade, de economia, de vida, que terá de ser posto em causa e discutido? Para não variar, a classe jornalística, e por arrastamento o país, preocupa-se mais com faits divers como o diploma e as habilitações do Sr. Eng., os dislates da ministra ou os processos disciplinares levantados por uma qualquer funcionária, também ela com direito aos seus quinze minutos de fama.»
(excerto do editorial deste número)


O dossier sobre educação é composto por vários artigos: A pedagogia libertária face à crise do modelo educacional capitalista ( por José Maria Carvalho Ferreira), Alienação versus Educação ( por Ilídio dos Santos), Para os efeitos do presente despacho ( um artigo de Fernando Rebelo sobre o ensino artístico), A educação em Portugal ( por Mário Rui), A educação e a liberdade ( um texto clássico de um anarquista individualista, Manuel Devaldès), Greve na Universidade de São Paulo ( por Lúcia Bruno).

Para além destes incluem-se outros textos e várias notícias de interesse. Do seu sumário destacamos entre outros, os seguintes artigos: «R, o vampiro do Vaticano» por Cleber Rudy, «Biblioteca Popular José Ingenieros, apontamentos para a sua história» por Vicente Francomano e Antonio López, um texto do grupo de Paris do Movimento Surrealista intitulado «Para acabar com o espectro de deus»,

O nº 23 da revista termina com as duas rubricas habituais: uma com uma recensão crítica sobre alguns livros, e uma outra com as publicações recebidas pela redacção.

Preço: 6 euros

Contacto:
CulturalAVida@sapo.pt
Website:
www.utopia.pt




Outra revista anarquista, editada pelo Centro de Cultura Libertária (CCL) de Almada, é a Húmus. O último número lançado no mês de Abril constituiu para nós uma agradável surpresa pois inclui um interessante conjunto de textos cuja leitura se recomenda. O nº 3 da revista Húmus encontra-se aqui em formato PDF.

Quem estiver interessado na sua aquisição pode contactar para o CCL Centro de Cultura Libertária, na Rua cândido dos Reis, 121, 1º Dto, Cacilhas, Almada.

e-mail:
ateneu2000@yahoo.com

website:
http://culturalibertaria.blogspot.com/