31.8.07

Festival de Teatro da Guarda durante o mês de Setembro





Programa completo do Festival:
www.tmg.com.pt/festival_de_teatro_da_guarda.htm


No Sábado, dia 1 de Setembro, tem início no Teatro Municipal da Guarda a terceira edição do Acto Seguinte – Festival de Teatro da Guarda.

“Minetti”, apresentada por Camaleón e Ernesto Calvo Producciones [Espanha] é a peça que dá início ao festival, sobe ao palco do Pequeno Auditório às 21.30 horas.

Uma peça baseada num autêntico e histórico actor alemão, Bernhard Minetti (1905-1998), que em 1976 inspirou o dramaturgo Thomas Bernhard para este quase monólogo de musicalidade infernal que tem como protagonista o actor uruguaio radicado em Espanha, Juan Carlos Moretti, aqui dirigido por Ernesto Calvo.

Tanto o actor, Juan Carlos Moretti, como o encenador, Ernesto Calvo, tiveram como objectivo aproximarem-se o mais possível ao texto original. Os ensaios começaram desenvolvendo hábitos e método, estudando o texto, à procura de ritmos e de sonoridades, tentando decifrar pequenos enigmas ou grandes conflitos com os quais conta sempre qualquer autor teatral, e que no caso de Bernhard são mais usuais que em outros autores. «Trabalhar um texto deste dramaturgo é sempre construír um edifício sobre um que já está edificado. A figura do protagonista foi-se degradando ao mesmo tempo que as personagens e cenografia desapareciam. Foram-se entranhando no trabalho, fundindo-se na leitura que o Actor e o Encenador têm habitualmente nos primeiros ensaios, e as personagens transformaram-se assim em fantasmas que deambulam pela geografia da mente de Minetti. A doença, a perda de memória, a morte, o cansaço, a demência, a velhice, a juventude, o amor, o nazismo, a intolerância, etc., etc., todos eram os fantasmas da sua vida. A estrutura da encenação tomou corpo. Não eram necessários actores que interpretassem as personagens, nem cenografia que ilustrasse os sonhos impossíveis. Só existem Actor e Encenador, que são o Protagonista e o Antagonista, os elementos imprescindíveis para o Teatro.» – refere Ernesto Calvo a propósito da encenação desta obra.