17.7.07

Por um ateísmo económico



Como sobreviver ao desenvolvimento?




Do que nós precisamos mesmo é de um movimento pelo ateísmo económico, de uma verdadeira vaga de fundo de não-crentes. No fundo é o que se propõe fazer o chamado movimento pelo decrescimento. Na verdade, o projecto de criação tanto no Norte como no Sul de sociedades conviviais autónomas e ecónomas implica, rigorosamente falando, mais de um «a-crescimento» - tal como acontece quando se fala de a-teísmo – do que do de-crescimento. Pois do que realmente se trata é do abandono de uma fé e de uma religião: a da economia.

O projecto de operar a descolonização do imaginário permitirá compreender e realizar aquele objectivo segundo duas drecções principais e complementares: a desconstrução do universalismo económico e a desmistificação do desenvolvimento e do crescimento.

O «reencantamento» relativo do mundo engendrado pela ciência por via do progresso e do desenvolvimento está ultrapassado. A fé no progresso e na economia não é mais um questão de escolha da nossa consciência mais uma autêntica droga em que nos viciamos e que não é fácil de nos libertar. O «progressismo» e o economismo incorporaram-se nos nossos hábitos consumistas quotidianos, respirámo-los com o ar poluído do tempo presente, da mesma maneira que bebemos água contaminada pelos pesticidas. Só a experiência «prática» da sua falência poderá abrir os olhos dos seus adeptos fanatizados, mas tal não muito provável, se bem que nunca se deve perder a esperança.

A construção de uma sociedade laica do decrescimento não se fará sem um certo reencantamento do mundo. Para alguns isso significará explorar de uma forma ou outra a espiritualidade. Mas a verdade é que os poetas, os pintores e os estetas de todo o género, ou seja, todos os especialistas do inútil, do gratuito, do sonho, que têm sido as partes mais sacrificadas de nós mesmo, devem envolver-se naquela acção, sem necessidade pois de recorrermos aos teólogos ou aos ayatollahs.
S. Latouche (Excerto do texto de S. Latouche, " Le Veau d’or et vainqueur de Dieu. Essai sur la religion de l’économie ", publicado na revista La Revue du MAUSS, n°27, 2006, p. 307-321. )




Encontro dos objectores do crescimento

Está convocado um encontro dos Objectores do Crescimento em Royère de Vassivière, na La Creuse, França, para os dias de 26 até 29 de Agosto de 2007 .

A recepção será em Villard pelos membros da associação « les plateaux limousins a 4 Kms de Royère, a 5 Kms do lago de Vassivière, e a 10 Kms de Faux la Montagne, ou a 10 minutos d’Ambiance-Bois

Inscrições com Jean-Marie Robert
e-mail : Bleiz56@no-log.org
Ou telefone 02 97 66 54 93
Responsable du programme : Christian Sunt : 06 71 97 43 65