24.7.07

Encontro de leitores vadios no dia 4 de Agosto para conversar sobre o livro História das Utopias de Lewis Mumford

Os leitores Vadios estão de volta no próximo dia 4 de Agosto, Sábado, às 21h30 no bar-livraria Gato Vadio, na Rua do Rosário 281, Porto

Desta vez o tema é o livro recentemente editado de Lewis Mumford, História das Utopias, e contamos com a presença, para animar a conversa, de António Alves da Silva e do arquitecto- urbanista João Soares

Apareçam. Tragam ideias. Principalmente se o topos da vossa utopia não estiver em cabeças alheias

As Utopias

Com o anunciado fim d aHistória vem de brinde a premissa que chegámos ao fim das utopias. O embrulho esconde muitas vezes o que se pretende dizer e fazer crer: que vivemos o estado definitivo da sociedade. Fechamos a porta, enfiamos as pantufas e vamos todos dormir em paz que o nosso mal é o sono.
De olhos bem abertos, o livro História das Utopias de Lewis Mumford é uma reflexão sobre as utopias históricas e sobre o seu papel enquanto objecto literário e projecto social, não descurando o autor uma análise ao perigo dos seus desvios político-sociais. O percurso de vida e o olhar lúcido do escritor norte-americano foram um contributo positivo e humanista para várias áreas como o urbanismo, a filosofia, a antropologia, a arquitectura e a ciência política, e ,talvez por isso, Mumford no primeiro livro que publicou ( em 1922) não se limite a descrever as utopias como ideias puras – da República de Platão à Utopia de More, da Cidade Sol de Campanella ao Falanstério de Fourier –mas problematize a utopia como projecto de intervenção, nomeadamente na criação das cidades e no planeamento urbanístico.
E serve a obra e o exemplo de Munford para nos interrogarmos se hoje não estaremos docilmente a fazer parte dessa mal-dita última utopia: não só transformar cada ser humano numa máquina de produzir e consumir mas, mais perverso e subtil, transformar cada homem num anti-utópico?
Órfãos ou não das grandes e pequenas utopias – para o bem e para o mal – é difícil prever a criação de um mundo mais humano se cada indivíduo perder a capacidade de imaginar a utopia.


O novo livro de Lewis Mumford "História das Utopias" já está à venda numa edição da "Antígona". A História das Utopias, escrita e editada em 1922 é uma obra singular, na qual Lewis Mumford faz a análise das utopias históricas, partindo da distinção entre utopias de escape e utopias de reconstrução, nestas incluindo a maioria das utopias literárias clássicas - de Platão a Edward Bellamy, passando por Thomas More, Bacon, Campanella e outros. Inspirado nos valores humanistas, Mumford adverte-nos das derivas autoritárias susceptíveis de desfigurarem na prática os ideais mais sublimes. No modo de vida utopiano, cada homem goza da possibilidade de ser um homem porque ninguém tem a possibilidade de ser um monstro. O principal objectivo do homem é crescer até atingir o limite da estatura da sua espécie.


Lewis Mumford é mundialmente conhecido como um dos maiores urbanistas do século XX, tendo sido membro dos principais institutos de arquitectura e de planificação urbana nos países de língua inglesa. Entre as suas obras mais importantes, destacam-se The Culture of Cities (1938), The Condition of Man (1944), Art and Technics (1952) e The City in History (1961). A História das Utopias (The Story of Utopias, 1922) foi um dos primeiros trabalhos de Mumford, e nele repassa o espírito de audácia juvenil com que foi escrito.


http://en.wikipedia.org/wiki/Lewis_Mumford

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lewis_Mumford

http://library.monmouth.edu/spcol/mumford/mumford.html

http://www.albany.edu/mumford/

http://www.nd.edu/~ehalton/mumfordbio.html