20.5.07

Swadeshi – o modelo económico de Gandhi como alternativa à globalização capitalista

Swadeschi é o nome do modelo económico que Gandhi propugnou para a Índia após a sua libertação do jugo colonial inglês.
Satish kumar, director do Schumacher College define o Swadeschi como uma «economia de permanência», um conceito que supõe, como é bom de ver, uma profunda transformação não só de carácter económico mas também político e social.
Gandhi foi um dos primeiros a lançar o alerta de que as nossas modernas economias, com todo o processo de globalização que lhes é inerente, estavam a ficar vulneráveis, quais megalópolis totalmente dependentes da produção exterior.
Nas economias hoje existentes os Estados não se cansam de manter uma Balança de Pagamentos com saldo positivo, por via do constante aumento de exportações, objectivo que é insustentável, uma vez que se traduz necessariamente num incessante aumento da produção e exploração de recursos humanos.
Em contrapartida, numa economia de swadeschi a sociedade estrutura-se em pequenas comunidades independentes e dotadas de autonomia política. Os habitantes destas comunidades são, por conseguinte, autónomos e geram, com o fruto do seu trabalho, os bens e os serviços que a comunidade consome. Deste modo, a produção não depende das forças do mercado, mas tão-só da procura local, pelo que a pressão sobre o meio ambienta é mínima. Apenas se recorre aos comércio exterior para aqueles bens e serviços que não podem ser produzidos dentro da própria comunidade.
Infelizmente Gandhi nunca teve oportunidade de concretizar os princípios da economia de Swadeschi pois foi assassinado seis meses depois da Índia ter chegado à independência política relativamente à potência colonizadora. Não obstante, a sua concepção de uma economia sustentável inspirou toda uma geração de filósofos e economistas, entre os quais se destaca E.F. Schumacher, o conhecido autor do não menos célebre livro «Small is beautiful», e que hoje está presente em muítissimas comunidades alernativas que vão florescendo por esse mundo fora.

http://en.wikipedia.org/wiki/Swadeshi