16.5.07

Manifestação anti-touradas - 17 de Maio, às 19 h., em Lisboa


MANIFESTAÇÃO ANTI-TOURADAS - 17 DE MAIO às 19h, em frente à entrada principal do Campo Pequeno, em Lisboa


A ANIMAL e 26 Organizações da Europa, da América do Sul e da América Central organizam uma Grande Manifestação Internacional Contra as Touradas no próximo dia 17 de Maio às 19h. em frente à entrada principal do Campo Pequeno, em Lisboa.
Activistas de Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Venezuela, Equador, México, África do Sul e Zimbabué juntar-se-ão à ANIMAL nesta noite especial de protesto contra a barbárie das touradas e em defesa dos touros e cavalos vítimas da violência tauromáquica

Por Um Mundo Livre de Touradas


Touradas - Cultura de tortura, exploração e sofrimento


Surpreendemente, em pleno século XXI as touradas persistem em diferentes países, para vergonha de todos aqueles que dizem que vivemos num mundo evoluído e civilizado.

Estes espectáculos bárbaros mais não são que uma reminiscência da Idade Média.

No entanto, os mesmos continuam a existir devido aos poderosos lobbies que os apoiam. Estes lobbies mantêm este negócio sangrento por puro lucro, á custa da tortura, sofrimento e morte dos animais. Estes lobbies têm o apoio de governos nacionais e locais, recebem apoio financeiro de empresas que pretendem promover os seus produtos como tendo um "sabor cultural" e recebem também a promoção dada pelas chamadas revistas mundanas que gostam de mostrar aquilo a que eles chamam pomposamente de gente bonita , que assiste á tortura dos animais. Apesar do decréscimo de público nos últimos anos, esta minoria continua a enriquecer torturando touros e cavalos. São bem conhecidas as várias tentativas de expandir o seu sangrento e sujo negócio para outros países. Touradas de beneficência para angariar fundos para crianças de países do terceiro mundo, para angariar fundos para doenças incuráveis, etc, são outras tentativas de tentar dar a este espectáculo de tortura um ar de respeitabilidade. Se isto não fosse suficiente, também a Igreja Católica não condena estes espectáculos, pelo contrário, é comum que as touradas seja feitas em honra de santos e com a benesse dos membros do clérigo.

Não há justificação moral para recusar ter em consideração o sofrimento de um ser, seja ele animal humano ou animal não humano. Os animais são seres sensientes que experienciam alegria, felicidade, medo e dor do mesmo modo que os animais humanos. Ninguém tem o direito de os fazer sofrer para diversão. Se qualquer tortura infligida a um animal merece ser condenada, as touradas são a pior forma de tortura uma vez que são feitas em nome do entretenimento. Temos que acabar com toda a tortura praticada sobre os animais e terminar de uma vez por todas com estes espectáculos de brutalidade e violência. Quem tortura animais e lhes inflige sofrimento mais tarde ou mais cedo fará o mesmo com o seu semelhante.

Muito importante:

Se vier do Norte ou do Sul do país, a ANIMAL garante-lhe transporte *gratuito* (ida e volta) Itinerários disponíveis : Viana do Castelo , Braga , Porto , Aveiro , Coimbra , Santarém , Lisboa , Portimão , Faro , Lisboa
Por favor, inscreva-se *já* enviando uma mensagem com o seu nome e contactos para rita.silva@animal.org.pt (as inscrições para os autocarros são obrigatórias, embora gratuitas).
Atenção: os autocarros estão quase cheios, mas foi acrescentado mais um autocarro
para servir a região Norte, dada a adesão não perca o seu lugar nem esta oportunidade inscreva-se já!

Esta grande manifestação é exclusivamente organizada pela ANIMAL, com o apoio de Tyto Alba e em colaboração com a League Against Cruel Sports e o Comité Anti-Touradas da Holanda e Bélgica.


Importa salientar, com base em algumas negativas experiências passadas, que não serão admitidas nesta iniciativa quaisquer manifestações de violência física e/ou verbal, sendo esta uma manifestação inteiramente legal e não-violenta, cujo propósito é, exclusivamente, o de advogar o fim das touradas em Portugal e no mundo e o de dar voz aos touros e cavalos vítimas da horrenda brutalidade das touradas que precisam que todos nós falemos em seu nome e ergamos as nossas vozes e as nossas forças em sua
defesa de modo firme e sem hesitações, ao mesmo tempo que racional e sério, mostrando, através das nossas acções, a seriedade dos princípios morais que defendemos e com base nos quais as touradas devem ser para sempre abolidas na Terra.


Para mais informações sobre esta grande manifestação, por favor contacte rita.silva@animal.org.pt.




CIMEIRA INTERNACIONAL ANTI_TOURADAS (18 e 19 de Maio) em Lisboa ( no Carnaxide-Forum)

De17 a 19 de Maio, Lisboa será palco de Protesto e Cimeira Internacional Anti-Touradas dedicada a estabelecer as bases para um mundo livre de touradas. 26 organizações anti-touradas e de defesa dos direitos dos animais da Europa e da América Latina juntam-se em Lisboa para Cimeira Internacional Anti-Touradas, precedida de uma grande Manifestação Internacional Anti-Touradas

Lista dos participantes:


ANIMAL (Portugal)

ADDA - Asociación Defensa Derechos Animales (Spain)

FAADA - Fundación para la Adopción, Apadrinamiento y Defensa de los Animales (Spain)

Fundación Altarriba (Spain)

AnimaNaturalis Internacional (Spain)

PACMA - Partido AntiTaurino Contra el Maltrato Animal (Spain)

Stop Our Shame (Spain)

Plataforma Antitaurina de Manlleu (Spain)

Comité Radicalement Anti-Corridas (France)

Fédération des Liaisons Anti-Corridas (France)

OneVoice (France)

Ligue Française des Droits de l´Animal Elisabeth Hardouin-Fugier (France)

Société Protectrice des Animaux (France)

Comité Anti Stierenvechten The Netherlands

League Against Cruel Sports (UK)

WSPA - World Society for the Protection of Animals (UK)

Irish Council Against Bloodsports (Ireland)

International Movement Against Bullfights (UK-Portugal) *** Still to Confirm ***

Animals Count (UK)

SPEAK Political (UK)

Comité Anti Stierenvechten België (Belgium)

AnimaNaturalis Ecuador

Quito Anti Taurino & Protección Animal Ecuador

GARRA (Mexico)

Arnold Ricalde (Independent Politician and Anti-Bullfighting Campaigner - Mexico)

FAMPROA - Fundación Amigos Protectores de Animals (Venezuela)

ASOGUAU (Venezuela)

Stichting Dierenhulp Venezuela


http://www.iwab.org/intropor.html