3.5.07

Espantalhos iniciam caravana contra os transgénicos em Portugal



Pelo direito a cultivos, alimentos e zonas livres de transgénicos

A Plataforma Transgénicos Fora lança a partir de hoje a «Caravana dos Espantalhos», uma iniciativa de âmbito nacional com o objectivo de chegar mais perto de agricultores e consumidores, alertando-os para o risco dos cultivos e alimentos geneticamente modificados. A Caravana dos Espantalhos pretende também defender o direito de opção dos consumidores e agricultores e o respeito da vontade dos cidadãos e autarquias a declarar zonas livres de transgénicos.

Na cerimónia de lançamento da Caravana dos Espantalhos, marcada para esta 6ª feira, dia 4 de Maio, a partir das 21h00, será possível assistir, na presença de um vereador da Câmara Municipal, ao hastear da primeira bandeira de Zona Livre de Transgénicos na Praça de S. João, em Alcochete, ao som da música de rua dos Kumpania Algazarra.

Na praça estarão também presentes bancas com informação e venda de produtos biológicos. Enquanto isso, na Galeria Municipal, junto à praça, será feita a inauguração da exposição “Agricultura, Alimentação e Ambiente” e projectado o filme “O Futuro da Comida” de Deborah Koons Garcia.

A Caravana dos Espantalhos é em grande parte dedicada aos consumidores mais jovens, estudantes do ensino básico e secundário.

Para Gualter Barbas Baptista, activista e porta-voz da Plataforma, “são as novas gerações e as gerações futuras que mais vão sofrer com os erros e más escolhas políticas da geração actual. Enquanto que hoje nos confrontamos com os problemas de poluição por químicos ou com as alterações climáticas, herdadas das políticas ecologicamente destrutivas das gerações passadas, no futuro poderemos deixar um legado de contaminação irreversível do nosso ambiente por organismos transgénicos, com todos os riscos que isso comporta para a saúde humana, para a biodiversidade e para a economia”.

Depois de 2 dias em Alcochete, a Caravana dos Espantalhos seguirá para o Cadaval entre 6 e 8 de Maio. Na freguesia declarada Zona Livre de Transgénicos do Vilar será hasteada mais uma bandeira, no Domingo 6 de Maio às 17h30.


Os dias seguintes serão acompanhados por iniciativas em escolas do ensino básico e secundário do concelho do Cadaval. A primeira etapa da Caravana dos Espantalhos contará mais tarde com uma acção contra os transgénicos em Rio Maior.

Para mais informações: Gualter Baptista, 91 909 0807

A Plataforma Transgénicos Fora é uma estrutura integrada por onze entidades não-governamentais da área do ambiente e agricultura (ARP, Aliança para a Defesa do Mundo Rural Português; ATTAC, Associação para a Taxação das Transacções Financeiras para a Ajuda ao Cidadão; CNA, Confederação Nacional da Agricultura; Colher para Semear, Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais; FAPAS, Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens; GAIA, Grupo de Acção e Intervenção Ambiental; GEOTA, Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente; LPN, Liga para a Protecção da Natureza; MPI, Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente; QUERCUS, Associação Nacional de Conservação da Natureza; e SALVA, Associação de Produtores em Agricultura Biológica do Sul) e apoiada por dezenas de outras.

Para mais informações:
www.stopogm.net