Hoje Molière teria dirigido os seus gracejos e críticas aos economistas em vez de o fazer a pensar nos médicos. A «terapêutica», panaceia do seu tempo, é hoje substituída pelo sacrossanto «crescimento», remédio «infalível» para todos os males do nosso mundo. As coisas são de tal forma que a economia tem sido um fértil campo para a criação e multiplicação de um palavreado indecifrável para o comum dos mortais e em que a mensagem que vai passando é que tais assuntos são privativos dos «especialistas» que, com competência e zelo, saberão mais do que qualquer um de nós, tratar da nossa felicidade…
Um livro (Les 10 plus gros mensonges sur l'économie) acabado de editar em França poderá, no entanto, deitar por terra essa ideia, e permitir que qualquer pessoa possa recuperar o seu poder sobre a economia, e não mais deixar-se enganar com o paleio do economês…
Um livro contra o pensamento único e as ideias estereótipadas que vamos, consciente ou inconscientemente, interiorizando e que são propagandeadas pela media e os tais «comentadores especialistas».
Assim, se você acredita que:
- O estado fabrica dinheiro, cujo valor é garantido por ouro
-Os bancos emprestam dinheiro dos aforradores
-Não se pode fazer isso, porque custa muito caro
-A dívida empobrece a nação, é preciso pois reembolsar
-Toda a produção não se justifica senão na medida em que é rentável
- É preciso apoiar o crescimento para dinamizar o emprego
-Descer os preços é defender o poder de compra
-É necessário lutar contra a inflação para salvaguardar o emprego
-Vivia-se melhor se pagássemos menos impostos
-A globalização é uma promessa de prosperidade para todos os povos
…se, por mero acaso, alguém estiver ingenuamente de acordo com qualquer uma destas afirmações acima referidas, então não pode deixar de ler o livro «As 10 maiores mentiras sobre economia» que acabou de ser editado em França.
Enquanto esperamos pela sua tradução para português os interessados poderão ler algumas páginas (em francês) de cada capítulo do livro:
http://www.10mensonges.org/index2.html
Quem estiver interessado em acompanhar o debate sobre o conteúdo do livro pode fazê-lo por meio do fórum criado para o efeito:
http://www.10mensonges.org/forum/