27.4.07

O Precariado rebela-se - MayDay em Lisboa


http://2007mayday.wordpress.com/

O PRECARIADO REBELA-SE


* No primeiro de Maio, que é o feriado mundial dos trabalhadores, realizam-se por toda a Europa as paradas MayDay. Essas iniciativas são manifestações de visibilidade do trabalho sem voz: os precários de todo o tipo.* A primeira parada MayDay de Lisboa é uma festa rebelde que junta operadores de call center, imigrantes, bolseiros, intermitentes do espectáculo e do audiovisual,estagiários, desempregados e contratados a prazo, estudantes- (já/ainda/quase) -trabalhadores, etc…


* A precariedade invade todas as áreas da vida e é mais completa entre os mais novos. Sair de casa dos pais, aguentar uma renda ou um empréstimo, são coisas simples que se transformam em grandes riscos. O trabalho precário nem sempre é pago. É quase sempre mal pago. O patrão que emprega raramente é o que contrata: as empresas de trabalho temporáriomultiplicam-se, crescem e exibem lucros milionários. Nelas, o salário é mais curto, o contrato pode acabar sem aviso e nem sempre deixando subsídio de desemprego.


* No MayDay, desfilaremos contra a exploração, contra o emagrecimento dos apoios sociais e à habitação, pelo direito a trabalhar sem chantagem e a um mínimo de independência e conforto. Ninguém quer passar o resto da vida a pensar como pagar a próxima conta e a fazer malabarismos com três trabalhos precários.


Precárias e precários, todos ao MAYDAY!


MayDay!! :: MayDay2007!! :: 1º Maio ::


Parada Mayday - Alameda D.Afonso Henriques
Pic-nic às 13h.

Partida às 14h. em direcção à Pr. Alvalade
Participação na manif cgtp, do inatel à cidade universitária




A EUROPA DA PRECARIEDADE


Os números das estatísticas estão aí para o provar: em Portugal, juventude rima com precariedade. O trabalho descartável, com contrato não permanente, é o dia-a-dia de um terço dos jovens portugueses, que por sua vez representam dois terços do universo de precários de todas as idades.
Naturalmente, nada disto seria possível sem o encorajamento dos sucessivos governos às medidas de desregulamentação dos direitos dos trabalhadores e da prioridade à contratação individual que aumenta a desigualdade na relação entre empregador e empregado. A degradação das condições de trabalho torna-se por isso evidente em quase todos os casos: do jovem investigador científico que é obrigado a passar por eterno bolseiro - porque assim a entidade patronal pode contornar melhor o congelamento de contratações nos quadros, sem lhe dar um vínculo laboral e o consequente acesso aos direitos básicos - ao jovem trabalhador ferroviário que hoje é contratado sem ter acesso aos direitos dos que trabalham na mesma empresa, e até chega a pagar do próprio bolso o bilhete de comboio para ir trabalhar.

A precariedade à portuguesa tem no recibo verde um dos seus instrumentos mais irónicos. O trabalhador sem contrato nem direitos, que cumpre horário e assume um lugar de trabalho necessário e permanente na empresa, é pomposamente tratado (pelo mesmo Estado que permite este atropelo à sua dignidade) como um empresário em nome individual que presta os seus serviços a um cliente. E este é na maior parte das vezes um cliente muito especial, nem tanto por ser o único, mas por ser o seu patrão, o mesmo patrão que se recusa a descontar para a segurança social e a conferir direitos ao trabalhador, aqui “prestador de serviços” descartável num piscar de olhos quando for preciso.

O falso recibo verde é filho da flexibilidade laboral que o bloco central apadrinhou, com o seu ponto alto no código Bagão que Sócrates se recusa a revogar. E é a sina de muitos destes jovens trabalhadores precários, muitos deles obrigados a confrontarem-se também com as imposições das Empresas de Trabalho Temporário (ETT’s), autênticas sanguessugas dos salários já de si magros que se praticam por cá, uma situação tanto mais escandalosa por ser protegida legalmente.

No que respeita ao futuro, não há grandes razões para sorrir. A flexigurança proposta no auto-intitulado “Livro Verde” da UE (que na verdade é um documento de 17 páginas), e que Cavaco e Sócrates pretendem vir a aplicar por cá, pode ter efeitos devastadores, tendo em conta o incipiente regime de protecção social português. Importar a flexibilidade dos despedimentos é uma reivindicação antiga dos patrões, avessos a conquistas sociais como a da negociação colectiva.
É por tudo isto que no próximo 1º de Maio, muitos jovens precários, sindicalizados ou não, vão trazer pela primeira vez a Portugal a contestação em forma de festa, criatividade e resistência. É o MayDay, quando o precariado sai à rua.


Texto de Luís Branco


Segunda 30 Abril

FESTA MAYDAY CONTRA A PRECARIEDADE

o primeiro de maio começa às zero horas.
A partir das 22H, na Karnart
Rua da escola de veterinária, junto ao Liceu Camões (Metro Picoas)
DJs, VJs, Personal Trainers para a Manif, etc
Entrada - 3 euros