25.2.07

A terra dos peles-vermelhas

Superbo documentário sobre a história dos peles-vermelhas e o etnocídio perpetrado pelos europeus sobre as culturas indígenas (doc. falado em francês)

Duas mil tribos povoavam o continente americano antes deste ser «descoberto» pelos europeus. Caçadores, colectores, pescadores viviam em sintonia com a natureza segundo um sincretismo religioso povoado por muitos elementos naturais. O documentário que abaixo inserimos traça a história de um genocídio e o terramoto cultural que se vivei com a chegada e a invasão do continente pelos colonos.
Mas a verdadeira invasão e ocupação deu-se no século XIX com a apropriação das terras por parte dos europeus sob o pretexto de que os índios não a cultivavam. Começam então as guerras e as epidemias que dizimam milhares de indígenas americanos. Pinturas da época mostram a euforia da conquista e a desolação das batalhas. O documentário, cujo autor é Jean-Claude Lubtchansky, sem ignorar os massacres, dá particular reace à destrução cultural que se verificou por efeito do domínio dos brancos sobre as culturas indígenas.

Recorde-se que o genocídio dos índios americanos ao longo de 4 séculos teve como consequência a redução da população autóctone de 7 milhões de indivíduos para os actuais 400.000, a que se deve somar o verdadeiro etnocídio que o acompanhou.