17.2.07

Próximas actividades em Aljustrel (no Centro cultural Gonçalves Correia)

Dia 17 de Fev.(Sábado de Carnaval) - Festa Reggae no Clube Aljustrelense ( Aljustrel)

Mais info:
http://www.goncalvescorreia.blogspot.com/


Dia 23 De Fevereiro às 21 h. em Aljustrel - debate e apresentação de livro sobre

“O Terrorismo de Estado na Rússia. A Guerra na Tchetchénia”


Cristina Dunaeva e Fernando Bonfim (Brasil) vêm falar sobre terrores escondidos que sucedem cada dia que passa. De regresso da Rússia, Cristina Dunaeva aproveita a ocasião para falar junto com Fernando Bonfim, da Guerra na Tchetchénia e da luta anti-militarista na Rússia.
Cristina Dunaeva e Fernando Bonfim, assinando pela Ação Literária pela Autodeterminação dos Povos, são autores do livro “O Terrorismo de Estado na Rússia: a guerra na Tchetchênia nos descaminhos da industria da violência” (ed. Achiamé, Rio de Janeiro 2006).
Fruto de trabalho de dois anos, procuraram contribuir com as lutas de movimentos pela autodeterminação do povo tchetcheno e de resistência à xenofobia, racismo e limpeza étnica no território da ex-URSS. O foco principal da publicação é o conflito dessa pequena républica situada na região a norte das montanhas do Cáucaso, iniciado em 1994 com a invasão do território pelo exército da Federação Russa. Há dois séculos que os tchetchenos são chamados de terroristas, ora pelos dirigentes do Partido Comunista da URSS, e agora por Putin e seus demais.
Mas quem é terrorista nesta História? Quem utiliza a retórica do terrorismo nos dias de hoje e com quais objectivos? Quais os interesses comuns entre os governantes de Estados e os Empresários ligados à industria transnacional da violência?