13.6.06

Da gratuitidade (Jean-Louis Sagot Duvaroux)


Tradicionalmente a «cultura da gratuitidade» está associada aos antípodas do mercado, a uma forma alternativa de encarar as trocas, assim como a tentativas de emancipação social, e liga-se ainda habitualmente aos usos e costumes das oferendas. Infelizmente todo este património cultural tem vindo a perder-se com a emergência e a consolidação do todo-poderoso mercado e as suas subsequentes trocas mercantis. Ultimamente o marketing e o consumismo perverteram ainda mais a ideia e o acto gratuito do uso e benefício dos mais variados bens. O acesso gratuito ao ensino, e os serviços públicos, como os fornecidos pelo serviço nacional de saúde têm vindo também a sofrer ataques sob a forma de taxas e várias outras formas de pagamento, tudo com vista a satisfazer a ânsia do lucro e dos equilíbrios orçamentais.

Por essa e outras questões é que se torna oportuno a leitura do último livro do autor que mais tem escrito sobre a gratuitidade, Jean-Louis Sagot_Duvaroux, com o título «De la gratuité», editado pelas edições L’éclat.

O livro pode ser descarregado gratuitamente em :

www.lyber-eclat.net/lyber/sagot1/gratuite.html