20.3.06

Terminator, as sementes suicidas



Campanha Internacional «Terminar com Terminator»
.
.
A Delta e Pine Land Co. (Mississsippi, EUA) e o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) receberam patente (US Patent N. 5723765) de uma nova tecnologia genética desenhada para impedir a preservação não autorizada de sementes pelos agricultores.
A tecnologia "Control of plant gene expression" também permite as empresas de sementes controlarem a viabilidade da criação da semente sem danificar a colheita. Por outras palavras, a nova tecnologia altera geneticamente a semente de modo que não germine se re-plantada uma segunda vez.
A patente e abrangente, aplicável a plantas e sementes de todas as espécies, incluindo tanto transgénicas e sementes convencionais.
O objectivo da tecnologia Terminator é desenvolver uma variedade/híbrido que cresce normalmente até quando a colheita está quase madura. Nessa altura, e só então, uma toxina é produzida especificamente no embrião (semente), matando toda a geração seguinte de sementes.
O sistema tem três componentes: 1- Um gene para uma toxina que ira matar a semente na fase avançada de crescimento, mas que não irá matar nenhuma outra parte da planta. 2- Um método de permitir a empresa desenvolver varias gerações de plantas, ja geneticamente modificadas que contenham o gene tóxico na semente especifica, sem nenhumas sementes morrerem para que se vendam aos agricultores. 3- Um método para activação do gene tóxico da semente especifica depois do agricultor plantar a semente, de forma que a segunda geração de sementes seja morta.
Se se tornar comercialmente viável a nova tecnologia pode aportar enormes lucros para todos os novos sectores da industria da semente. Para os agricultores, a tecnologia patenteada ira indubitavelmente significar maior dependência no mercado comercial da semente, e uma perda fundamental do controlo sobre plasma genético. Os agricultores irão eventualmente perder o seu direito ancestral de preservar as sementes das suas colheitas.
Esta tecnologia não trás qualquer vantagem económica para os agricultores, e apenas um mecanismo para capturar maiores lucros para a industria da semente.
Campanha Internacional para Terminar com Terminator:
http://pt.banterminator.org/