18.3.06

Os resistentes iraquianos cumprem a Constituição Portuguesa. E os políticos portugueses?



Os resistentes iraquianos cumprem a Constituição Portuguesa, que consagra o direito à insurreição contra todas as formas de opressão.

O direito à insurreição contra todas as formas de opressão está consagrado na Constituição Portuguesa.


Perguntas:

Os resistentes iraquianos cumprem a Constituição Portuguesa. Mas quem são os políticos portugueses que não a cumprem ???

Porque é que, a esta hora, os responsáveis políticos como Durão Barroso e outros que foram cúmplices da invasão, guerra e ocupação do Iraque não estão a ser sujeitos às medidas judiciais previstas para quem não cumpre com a Constituição da República Portuguesa ????


Como há quem não tenha ainda lido a Constituição Portuguesa, deixamos aqui a reprodução dos três parágrafos do Artigo 7º da Constituição Portuguesa.


Artigo 7.º(Relações internacionais)

1. Portugal rege-se nas relações internacionais pelos princípios da independência nacional, do respeito dos direitos do homem, dos direitos dos povos, da igualdade entre os Estados, da solução pacífica dos conflitos internacionais, da não ingerência nos assuntos internos dos outros Estados e da cooperação com todos os outros povos para a emancipação e o progresso da humanidade.

2. Portugal preconiza a abolição do imperialismo, do colonialismo e de quaisquer outras formas de agressão, domínio e exploração nas relações entre os povos, bem como o desarmamento geral, simultâneo e controlado, a dissolução dos blocos político-militares e o estabelecimento de um sistema de segurança colectiva, com vista à criação de uma ordem internacional capaz de assegurar a paz e a justiça nas relações entre os povos.

3. Portugal reconhece o direito dos povos à autodeterminação e independência e ao desenvolvimento, bem como o direito à insurreição contra todas as formas de opressão