Extraído de:
http://form.ccems.pt/drama/geral.htm
A
Agon- termo da Comédia antiga (Aristófanes)para designar o diálogo central de um conflito entre inimigos. Hoje o termo é mais lato referindo-se ao ponto central de uma história ,ao coração de um drama.
Antagonista- Personagem em oposição ou em conflito. O caracter antagonista do universo teatral é um dos princípios essenciais da forma dramática.
Anti-herói- Personagem principal que não corresponde ás caraxterísticas ou aos valores do herói tradicional.
Antiteatro- Termo geral que designa uma dramaturgia e um estilo de jogo dramático que nega todos os princípios da ilusão teatral. O termo aparece nos anos cinquenta , nos começos do teatro do absurdo.
Antonomasia- Figura de estilo que substitui o nome de um personagem por uma perífrase ou por um nome comum que o caracteriza.( O homem da coragem ao vento- D.Quixote)
Aparte- Palavra ou expressão que o actor diz á parte para si, mas de maneira a entender-se no público.
Aforismo- Fórmula resumida que define um saber científico ou moral.
Arquétipo- Personagem que se assume como modelo mítico do imaginário de um povo Que está acima de um modelo real.
Argumento- Resumo da história da peça que leva à cena. Pode-se falar igualmente de um argumento de ballet
Arlequinada – Peça com ou sem palavras que tem o Arlequim por personagem central.
Assonância- Repetição do mesmo som, especialmente da vogal acentuada no fim de cada verso (bela e tela)
Attente- Atitude de espectativa do público quando actua em antecipação à conclusão e há resolução final dos conflitos
Advertência- texto marginal do autor dramático quando se dirige ao leitor para o advertir das suas intenções, para precisar as circunstâncias do seu trabalho, analisar a sua obra .
B
Barroco- Diz-se de um estilo caracterizado pela liberdade de formas e a profusão de ornamentos
Burlesco- forma cómica exagerada e de paródia, empregando expressões triviais para travestir personagens e situações heróicas; a epopeia burlesca aparece em França no século XVIII. No seculo XX, o burlesco encontra a sua prefeita expressão em certos filmes cómicos (ex:Charlie Chaplin, Buster Keaton) e nos espectáculos de “music-hall”.
C
Canevas- Resumo ou “cenário” de uma peça para as improvisações de actores, em particular os da Comedia dell’arte.
Carácter- Traço próprio a uma pessoa que a permite distinguir dos outros. Conjunto de traços físicos, psicológicos e morais de um personagem. Pessoa ou personagem considerada na sua individualidade, originalidade, nas suas qualidades morais. Os caracteres constituem, segundo Ariosto, um dos seis elementos da tragédia, com o canto, elocução(estilo do discurso), a fábula, o pensamento e o espectáculo.
Carnavalisação- Transformação espectacular de um evento por um reverso total de situações habituais, do sério para o cómico.
Catastrofe- Da tragédia grega, última das quatro partes da obra, onde o herói recebe a sua punição, geralmente funesta.
Catharsis. Efeito de purgação das paixões produzido sobre os espectadores numa representação dramática não distanciada.
Canto- Do teatro grego, termo para designar o texto poético de coro. No teatro de Brecht aplicava-se também o canto embora com intenção parcialmente diferente.
Cena – Termo designando o espaço de actuação Parte ou divisão de um acto onde não está previsto nenhuma mudança de personagens.
Cenografia – Arte da organização do espaço teatral. Conjunto de elementos (tela pintadas, praticáveis, mobiliário...) que determinam este espaço.
Coreografia- termo, vindo do teatro grego que designava a arte de dirigir os coros, utilizada depois no começo do século XVIII , para designar a arte de compor as danças e de regular as figuras e os passos. Hoje em dia utiliza-se este termo para designar a encenação do teatro gestual e mesmo do ballet.
Coro- Grupo- ou grupos alternados- encarregados de intervir colectivamente, por meio do canto, da dança e o recitativo, dentro do “quadro” de um ritual ou de um espectáculo. No teatro grego, a intervenção dos coreutas, dirigido por um corifeu, dá-se o nome de “Choreia”.
Comédia- Acção cénica que provoca o riso pela situação das personagens ou pela utilização de trejeitos e dos caracteres, cujo desfecho é feliz.
Comédia musical- Comédia ou intriga, pouco restrita, que serve de pretexto a uma série de canções e de danças. Um bom exemplo é a comédia musical “Hair” composta em 1967.
Comédia dell’arte- Género de comédia na qual, o “scenário” ou “canevas” servia apenas de regra para a improvisação dos actores. Este género existiu entre os séculos XVI a XVIII ,iniciou-se em Veneza ,em Itália e estendeu-se por toda a Europa.
Conotação- Conjunto de valores subjectivos variáveis de uma palavra.
Consola- Aparelho de controle das luzes e do som
Contexto- Conjunto de circunstâncias que rodeiam a emissão do texto linguístico e/ ou da sua representação, circunstâncias que facilitam ou permitem a sua compreensão.
Contraponto- Série de linhas temáticas ou de intrigas paralelas que se correspondem num princípio de contraste.
Convenção teatral- Conjunto de pressupostos ideológicos e estéticos, explícitos ou não, que permitem ao publico receber correctamente a peça; por exemplo: a Quarta parede do palco, os apartes dos actores , o uso de um coro, o uso de objectos com outras funções; o próprio palco como espaço de ficção.
Corifeu- Chefe do coro, no teatro grego.
D
Diálogo – Conversa entre dois personagens. Encaixe de palavras trocadas pelas personagens de uma peça de teatro.
Dialogismo – caracter dialogado de um texto não teatral (ex: processo verbal de um interrogatório, troca de palavras numa récita, etc)Num sentido largo, o termo designa a estrutura de toda a ficção fundada sobre um conflito entre duas polaridades.
Didascal – Nome dado na Grécia àquele que ensinava uma arte, nomeadamente a arte dramática.
Didascália – Instrução do Didascal aos seus intérpretes. Diz-se das indicações cénicas dadas fora do texto, separadas das réplicas.
Diegese – Imitação de um evento em palavras, que contam uma história sem representação dos personagens.
Distanciação – Efeito teatral pelo qual o actor ou o encenador tentam evitar a identificação a um personagem ou a uma situação em particular. Efeito obtido por diversos processos de recuo, como “dirigir-se ao público”, a fabula épica, utilização de gestos sociais, as canções, técnicas de luz, etc.
Distribuição – Repartição dos papéis.
Dithyrambo – Cântico lírico à glória de Dionisios donde nasceu a tragédia.
Docudrama – (teatro documental) peça que utiliza por texto documentos autênticos sobre determinado evento.
Dramaticidade – Caracter do que é dramático; qualidade de um texto, de um espaço ou de um acontecimento que são susceptíveis de se porem em cena.
Dramatis personae – Personagens ou protagonistas cujos nomes figuram no genérico de uma peça
Dramaturgo – Autor de um texto dramático
Dramaturgia – Arte da composição de peças de teatro. Técnica ou poética da arte dramática que procura estabelecer os princípios da construção da obra.
Dramaturgista – Especialista de dramaturgia. Muitas vezes assistente do encenador, está encarregado de diversas questões relativas ao texto (reportório, adaptação de peças, redacção, documentação...)Dizemos geralmente que é um conselheiro dramaturgico.
Drama – Acção cénica representada por personagens.
E
Escrita dramática- Estrutura literária que se funda sobre alguns princípios dramaturgicos: separação de papéis, diálogos, tensão dramática, acção dos personagens.
Escrita cénica – Maneira de utilizar o aparelho teatral para pôr em cena os personagens, o lugar e a acção que se desenrolam.
Espectáculo – aquilo que se oferece ao olhar(performance ou representação). Um dos seis elementos da tragédia de Aristóteles.
Efeito de destaque- Pôr em primeiro plano um fenómeno fazendo realçar a estrutura artística da mensagem.
Encenação – Conjunto de meios de interpretação cénica (cenografia, musica, jogo, etc....);actividade que consiste em conjugar estes meios. Articulação entre o trabalho de criador e coordenador de uma equipa de artistas; transposição de uma escrita dramática numa escrita cénica.
Epílogo – Discurso recitativo no fim de uma peça.
Épico – Diz-se de uma fábula tirada da vida dos homens, é engrandecida e tratada de tal maneira, nomeadamente por ajustes ideológicos, que é impossível para o espectador de se identificar com o herói ou com a situação.
Episódios - Capítulos da tragédia grega entre o prólogo e o êxodo e entre as intervenções cantadas e dançadas do coro.
Espaço dramático – Construção imaginária, pelo leitor e espectador, da estrutura espacial de um drama.
Espaço cénico – Espaço proposto sobre a “cena” pelo cenógrafo e seus colaboradores.
Estética – Filosofia do belo. O seu objecto é o bom e a verdade. Estudo que se dedica a definir os critérios de julgamento em matéria de poesia e arte.
Êxodo – Canto coral de saída.
Exposição – Informações fornecidas nas primeiras cenas para permitir quea situação evolua e a acção desenvolva.
F
Fábula – Conjunto de factos que constituem o elemento narrativo de uma obra. Um dos seis elementos da tragédia ,segundo Aristóteles, com os caracteres, o canto, a elocução, o pensamento e o espectáculo.
Farsa – Comédia trivial muitas vezes caracterizada por uma série de enganos e que terminava muitas vezes com pancadaria.
Fatalidade – Força sobrenatural pela qual tudo o que acontece (sobretudo desagradável) é predestinado e determina todos os acontecimentos de uma maneira inevitável. A fatalidade é o motor da tragédia grega.
Ficção – Forma do discurso que faz referencia a um universo conhecido. Mas através de pessoas e eventos imaginários.
Focalização – Acção de pôr em evidência, de fazer convergir num determinado ponto.
Fora do texto – Termo para designar o contexto e intertexto.
Fresnelle – Projector cujo poder de iluminar é aumentado por uma lente graduada.
G
Grotesco – Cómico caricatural, de tipo bizarro, burlesco ou fantástico, por vezes absurdo ou irreal.
H
Happening – Espectáculo que exige a participação ou prevê uma reacção do público, e que procura provocar uma criação artística espontânea, eventualmente colectiva.
Herói – Tipo de personagem dotado de poderes fora de comum e que pode “levantar-se” a favor ou contra a Cidade (Grécia). Personagem principal de uma obra.
I
Ícon – Sinal visual que sugere um determinado objecto em virtude do carácter e qualidades que ele possui.
Identificação – Trabalho do actor e do espectador para adoptar as atitudes e os sentimentos de um personagem num dado contexto teatral.
Ilusão – Fenómeno que faz que tomemos a ficção por real e verdadeira.
Inspiração – Teoria platónica segundo a qual, no momento da criação, o pensamento de um poeta, é trocado por um estado perto da demência que faz o actor parecer um Deus.
Intertexto – Conjunto de fragmentos citados num dado corpus;
Relação de ordem textual resultante de estar em presença de dois ou mais discursos de arte ou de escrita.
Intertextualidade – Fenómeno segundo o qual um texto parece situar-se na junção de diversos discursos.
Intriga – Conjunto de acontecimentos que constituem o “motor” da peça. Série de entracelamento de conflitos ou de obstáculos postos numa obra com vista a serem ultrapassados..
J
Jogo – Em teatro, o termo designa tanto uma forma de representação medieval como unidade disciplinar no ensino das artes de cena( jogo dramático) , e ainda as modalidades de interpretação de um actor (jogo realista, jogo distanciado, etc.).
K
Kabuki – Forma tradicional do teatro japonês, exclusivamente masculino, caracterizado pela violência das intrigas e a sumptuosidade do guarda-roupa e maquilhagens. A gestualidade ,que exprime muitas vezes os sentimentos humanos pela dança, sobrepõem-se geralmente sobre o texto inaudível de histórias bem conhecidas.
L
Lazzi – Elemento mímico ou improvisação do actor que serve para caracterizar comicamente um personagem.
Leitura – No teatro: Decifração e interpretação dos diferentes sistemas cénicos que se oferecem à percepção do leitor(texto dramático) ou espectador (texto cénico). A leitura pode ser horizontal ou vertical. Ler um texto, é estabelecer os laços entre as variáveis produtoras de sentido e importar os elementos imperativos susceptíveis de tecer um texto dentro de um texto.
Literalidade – Caracter de um texto considerado como obra literária.
M
Melodrama – Drama popular, muitas vezes acompanhado por melodia, caracterizado pela inverosimilhança da intriga e das situações, a multiplicidade de episódios violentos é outra das características.
Mimica – Num primeiro sentido, imitação directa de uma acção, contando uma história por gestos. Hoje em dia a Mímica distingue-se da pantomima essencialmente por se libertar, como a dança, de grandes figurações e de referencias para se especializar na criação de formas novas, por vezes abstractas.
Mimodrama – Acção dramática representada em pantomima ou linguagem corporal.
Monodrama – Drama cujos personagens são apresentados do ponto de vista de um só.
Monólogo – Cena falada apenas por um personagem; discurso aparentemente dirigido a ele mesmo, ou a um auditório do qual não se espera resposta. Na análise do discurso teatral, é considerado como uma variedade do diálogo.
Montagem – Diz-se de uma colagem de textos e por vezes da encenação; ou realização material da encenação.
Motivo – Imagem visual ou sonora, modulada ou repetida, que faz parte de um tema. Unidade indissociável da intriga, que constitui uma unidade autónoma da acção.
Musica de cena - Contribuição musical de um texto cénico, que anuncia ou sublinha uma emoção, ou para acompanhar uma acção ou um texto, ou mesmo substituir completamente um texto dramático.
Mistério – Acção cénica de ordem religiosa- egípcia, grega, medieval – e principalmente dedicada à vida dos deuses na terra.
N
Naturalismo – Representação realista de Natureza ou do natural.
Nô – Drama lírico japonês(mimado, cantado e dançado, com coros e instrumentos), executado no teatro, com guarda-roupa e máscaras, sem cenário. Compreende secções de prosa (kotoba) e de poesia (utai). Inspira-se geralmente em lendas e contos antigos do Japão, onde os seus actores são o shité e o waki, o segundo é uma espécie de duplo do primeiro.
O
Objectivo e Superobjectivo – Motivações que, segundo C. Stanislavski, estruturam a estratégia global de um personagem.
Ópera – Drama lírico, inteiramente cantado, realizado num Teatro com cenários e guarda-roupa.
Ópereta – Comédia lírica, constituída de cantos e diálogos ou pantomimas alternadas com cenários e guarda-roupa.
P
Papel – Conjunto de indicações de acções de um personagem; é a vida de um personagem; Conjunto de réplicas de um personagem.
Parada – Forma de intervenção teatral que se faz à porta das salas de espectáculo, para angariar publico.
Parateatro – diz-se das formas paralelas do teatro.
Paródia – Peça ou fragmento dela do género burlesco que se transveste uma obra maior.
Patético – Modo de recepção de um espectáculo que provoca a compaixão
Pathos – Emoção ou paixão, amplificada ou simulada, susceptível, por técnicas específicas do teatro, de suscitar ou manipular no publico sentimentos naturais de piedade ou de terror, com vista a provocar a catharsis.
Performance – Expressão artística de unidade variável que consiste em produzir determinados eventos por meio de gestos e acções sem contar qualquer história .
Praxis – Acção dos personagens, acção que se manifesta na cadeia de acontecimentos ou fábula.
Prólogo – Parte da peça que nos gregos precede a entrada do coro.
Proscenium – Parte anterior do palco.
Psicodrama – Técnica de investigação psicológica que procura analisar os conflitos interiores em fazendo jogar um quadro improvisado a partir de quaisquer dados.
Q
Quadro – Divisão de um texto dramático ou cénico, fundado sobre uma mudança do espaço ou do espaço-tempo. Constitui uma alternativa à cena ou ao acto. Bertolt Brecht revalorizou es tipo de divisão.
Quarto muro – No teatro naturalista: muro imaginário que separa a cena da sala.
Quiproquo – Situação de engano que faz prender um personagem – ou uma coisa – a outra.
R
Realismo – Concepção da arte e da literatura, segundo a qual não se deve procurar idealizar o real ou mesmo depurá-lo.
Récita – Fábula. Discurso de um personagem narrando um acontecimento que se produz fora de cena.
Recitativo – Na Ópera ou na cantata, parte declamada – não cantada - cujo ritmo e métrica difere do canto ou da música que a precedem ou a seguem.
Repertório – Conjunto de peças realizadas por uma companhia teatral; conjunto de peças do mesmo estilo ou de uma mesma época; conjunto de papéis que um actor já interpretou e que fazem parte do seu curriculum.
Réplica – Resposta a um discurso; texto dito por um personagem no decurso de um diálogo.
Retórica –Termo empregado para designar a arte de persuadir, a lista de figuras de estilo e de juízos de escola num discurso artístico e literário.
S
Sátira – Género teatral de origem grega; Discurso que ataca alguém ou qualquer coisa, gozando isso.
Signo – A mais pequena unidade de sentido, proveniente da combinação de um significado e significante.
Situação dramática – Conjunto de dados textuais e cénicos cujo conhecimento é indispensável para a compreensão do texto e da acção.
Sociodrama – Técnica inspirada da criação colectiva teatral e empregada na terapia de grupo.
Solilóquio – Discurso de um pessoa que fala para si mesma; monólogo interior. Discurso de uma pessoa que, em companhia, está apenas a falar para si mesma.
Song – Intervenção coral, no teatro brechtiano.
Subtexto – Aquilo que não se diz explicitamente no texto dramático, mas que ressalta da interpretação do actor.
Sublime – Categoria estética que designa um sentimento que faz “sair” aquele que experimenta os limites habituais da sua percepção do belo, para o conduzir em direcção à grandiosidade ou ao horror.
Suspense – Momento ou passagem que faz nascer um grande sentimento de angústia ou de dúvida; caracter daquilo que é susceptível de provocar este sentimento.
Simbolismo – Movimento artístico e literário que, em reacção ao Naturalismo, se esforça de fundar a arte sobre uma visão espiritual do mundo, traduzida por meios de expressão metafóricos ou poéticos.
T
Texto dramático – Escrito onde a teatralidade é explicitamente inscrita.
Texto cénico – Produto da encenação, que foi produzido ou não por um texto dramático.
Teatralidade – Caracter do que é teatral; pela qual um escrito, um espaço ou um evento se definissem como configuração de elementos estilísticos e de valores diferenciados (guarda-roupa, personagens, adereços, etc...), regras, implicitamente ou explicitamente, por leis do sistema teatral. Pode-se falar da teatralidade de um evento judiciário, de um lugar sagrado, de uma máscara primitiva...
Tragédia – Acção cénica cujas peripécias são dirigidas por uma fatalidade e cujo desfecho é sempre funesto.
U
Unidade de acção – caracter de uma peça do qual a matéria narrativa se organiza á volta de uma fábula principal á qual as intrigas anexas são logicamente ligadas.
Unidade de lugar – Carácter de uma peça segundo a qual se organiza à volta de um e mesmo espaço.
Unidade de tempo - Carácter de uma peça cuja acção se organiza no mesmo tempo de acção.
V
Variedades – Espectáculo que apresenta diversas atracções (canções, danças ,etc...).
Verosimilhança - Carácter pela qual as acções, os personagens e os ligares representados são percepcionados pelo publico com uma imitação da realidade e não como uma realidade verdadeira ou sobrenatural.